Pequeno Manual Antirracista (Djamila Ribeiro)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Ficha Técnica:
Nome Original: Pequeno Manual Antirracista 
Autora: Djamila Ribeiro
País de Origem: Brasil
Número de Páginas: 136
Ano de Lançamento: 2019
ISBN-13: 9788535932874
Editora: Companhia das Letras

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 89º livro e foi Pequeno Manual Antirracista (Djamila Ribeiro). Minha segunda escolha para o TBR especial de novembro foi um livro que sabia que seria integramente de ensinamentos para mim e adianto que realmente foi.

Este é um livro necessário. Esta é a primeira informação que você deve saber sobre Pequeno Manual Antirracista. Necessário para quem? Para todos. Principalmente para pessoas não negras e aquelas que possuem privilégios e muitas vezes não sabem ou não reconhecem.


Dito isso, muito além das minhas impressões sobre o livro, esta resenha tem o objetivo de incentivar você a lê-lo. Espero que você faça isso rapidamente.

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação disso.

Há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos e não um simples ato de vontade de uma pessoa individual.

Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? A autora argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todos.

A narrativa desta obra não ficcional é simples e direta. São 11 capítulos curtos, recheados de referências de outros pesquisadores e especialistas em diversos temas. Djamila se preocupou em mesclar sua opinião com estudos científicos e dados acerca do racismo.

A ordem dos capítulos não é aleatória. Os primeiros capítulos são introdutórios, um panorama sobre o racismo no Brasil. Os capítulos intermediários nos fazem refletir como a nossa sociedade é racista e nos orientam sobre como perceber isso. Já capítulos finais são dedicados a explicar para o leitor como é possível combater o racismo. Em todos os capítulos há exemplos de racismo no ambiente de trabalho, no dia a dia familiar e de como o racismo é estrutural e infelizmente enraizado na nossa cultura.

É um livro pequeno, com apenas 136 páginas, que são lidas em aproximadamente 2 horas. Por ser pequeno, possui um preço de capa mais acessível. Apesar do preço baixo, possui boa qualidade, com miolo em papel tipo pólen de boa gramatura.

O livro nos leva à reflexão e à indignação. Após a leitura, saí com a missão de apresentar Pequeno Manual Antirracista para todas as pessoas que eu conheço. E sugiro que você faça o mesmo!

Adorei!


Um pouco dobre a autora:
Pesquisadora na área de Filosofia Política e feminista. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo, em 2012, e mestre em Filosofia Política na mesma instituição, em 2015. Suas reflexões abordam os seguintes temas: relações raciais e de gênero e feminismo. Atualmente é colunista online da Carta Capital, Blogueiras Negras e Revista AzMina e também possui forte presença no ambiente digital. Em maio de 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo durante a gestão do prefeito Fernando Haddad. 

Alguns de seus livros publicados são: 
  • Cartas para minha avó
  • Pequeno manual antirracista
  • Quem tem medo do feminismo negro?
  • O que é lugar de fala?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

45 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Resenhas

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Filmes

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.