23.4.19

After (Anna Todd)

Ficha Técnica:
Nome Original: After
Autora: Anna Todd
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Alexandre Boide e Carolina Caires Coelho
Número de Páginas: 524
Ano de Lançamento: 2014
ISBN: 978-8565530828  
Editora: Paralela
Compre na AMAZON

Reconheço que não conhecia esse livro até ver o trailer da adaptação cinematográfica que estreou em Abril. Como gosto de ler antes de conferir a adaptação, busquei informações sobre o livro e verifiquei que ele foi originalmente publicado em 2013 pela plataforma Wattpad. Começou como fanfic sobre Harry Styles (membro do grupo One Direction), em quem se inspirou para o personagem Hardin. Pela popularidade, a autora o transformou em um conto original e posteriormente em uma série de 5 livros.

O primeiro livro é narrado por Theresa (Tessa), estudante do curso de Letras que vive a expectativa dos primeiros dias em uma universidade e a experiência de morar em uma república. Tessa tem uma relação complicada com a mãe, namora Noah, divide o quarto com Steph e logo conhece Hardin, amigo de Steph, com quem se envolve.

Tessa adora livros, sonha trabalhar em uma editora e é dedicada e organizada em todos os aspectos. Fiquei bem incomodada por ela não terminar o relacionamento com Noah antes de se envolver com Hardin, há alguns trechos em que ela beija Hardin e pensa algo como: “mas tenho namorado e ele é bom para mim”, numa demonstração imensa de falta de consideração e respeito.

Hardin é o típico bad boy: inteligente, rebelde, avesso a relacionamentos e esconde um segredo de Tessa. Se ela não me agradou, Hardin consegue ser pior, com atitudes toscas, infantis e mentiras a todo momento.Os dois como casal não me empolgaram, já que ficou claro que Hardin não se importava com ela, a fazia sofrer e Tessa ao invés de confrontá-lo ou simplesmente terminar o relacionamento, o “perdoa” várias vezes, até pelos mesmos erros.

Tanto Hardin como Tessa gostam de livros e leem bastante, há algumas citações interessantes do livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Os trechos hot entre eles são bem detalhados, com direito a linguagem vulgar em alguns momentos. Dos personagens secundários, o que merece destaque é Landon, amigo de Tessa, tanto que fiquei tentada a conferir os livros com a história dele.

Como já é previsível nesse tipo de romance, com o passar do tempo Hardin se envolve e se esforça para continuar com Tessa, mas logo o segredo que ele escondia é revelado. Eu esperava que fosse algo relevante, mas não passa de uma atitude totalmente infantil por parte dele, fiquei desanimada quando li e pensei: “não acredito que tive que ler mais de 500 páginas de um romance bem enrolado para descobrir isso!”.

Notei que a série é bem famosa e adorada por muita gente (tanto que virou filme), mas particularmente não gostei e não recomendo. Não pretendo continuar a ler a série nem conferir a adaptação no cinema, talvez assista quando estiver disponível na Netflix.


Um pouco sobre a autora: Anna Todd é uma escritora que vive em Austin (Texas) com seu marido, com quem se casou um mês depois de se formar no ensino médio. Entre os três períodos em que ele serviu no Iraque, ela teve empregos em lojas de maquiagem e escritórios da Receita Federal americana. Anna sempre foi uma leitora ávida, fã de boy bands e de livros românticos. Está vivendo um sonho desde que conseguiu combinar as três coisas e tornar-se escritora. Seus livros publicados no Brasil são:

- After
- After: Depois da Verdade
- After: Depois do Desencontro
- After: Depois da Esperança
- After: Depois da Promessa
- Before: A História de Hardin antes de Tessa
- Nothing more: A História de Landon
- Nothing Less: A História de Landon     
- As Garotas Spring
- Stars: As Estrelas Entre Nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário