25.2.19

Os Mistérios de Sir Richard (Julia Quinn)

FICHA TÉCNICA
Nome original: The Secrets of Sir Richard Kenworthy
Autora: Julia Quinn
Tradução: Simone Lemberg Reisner
País de origem: Inglaterra
Número de páginas: 272
Ano de Lançamento: 2017
ISBN-13: 9788580416688
Editora: Arqueiro

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 12º livro lido em 2019 e foi Os Mistérios de Sir Richard (Julia Quinn). Depois de três livros deliciosos de ler, a série se encerra e antes mesmo de começar a ler o livro, eu já estava morrendo de saudade dos personagens deste universo tão gostoso de acompanhar.

O livro nos traz Richard Kenworthy, que depois de se manter afastado da sociedade londrina, reaparece no recital anual do Quarteto Smithe Smith com seu amigo Winston Bevelstoke e um objetivo muito claro e consistente: arrumar uma esposa. Esse evento é o lugar ideal para ele consiga atingir seu objetivo porque precisa de uma moça que possua um dote e que ninguém levante suspeitas sobre a pressa que ele tem em se casar. Só que mais alguém também está com pressa em casar e este alguém é Iris Smythe-Smith, que como outras ex-integrantes do grupo musical, precisa de um casamento para sair do quarteto e parar de passar vergonha diante da sociedade. Por isso, quando o tão bem-apessoado Richard se aproxima, Iris não levanta muros para suas investidas e vê nele também um excelente partido para se casar e acabar com a tormenta de ter que tocar – mesmo não sabendo – nos recitais anuais.


Porém, se todo mundo sabe os motivos que levam Iris a desejar se casar, ninguém desconfia dos motivos de Richard e apenas após contrair matrimônio e seguir com sua jovem e inteligente esposa para sua casa afastada dos olhares curiosos da sociedade, é que ela descobre a motivação que fez Richard querer casar com tanta pressa. E já garanto que mesmo discordando dos motivos e dos arranjos que o protagonista fez, eles são extremamente legítimos.

Independente das razões de Richard, vamos percebendo que o casamento não será apenas uma conveniência porque Iris é adorável e é impossível para ele não se envolver com sua inteligência e carisma. Para Iris, que se encontra em uma posição mais vulnerável que Richard, a paixão vem certa e real e acompanhamos o casal se envolvendo, ainda que o casamento não possa se consumar com mesma a rapidez que tenha sido arranjado.


Sinceramente, achei o grande mistério de Richard muito sem graça e esperava algo mais bombástico, mas, ainda assim, torci com muita força para que tudo fosse esclarecido para que os dois pudessem viver a paixão que nasceu de uma obrigação, mas que tomou força conforme a história se desenvolveu.


Na minha opinião, este foi o livro mais fraco da série e por ser o último e o romance da Iris, uma personagem que foi lentamente nos conquistando nos outros livros, acho que o romance e a trama como um todo merecia ser mais intensa. Mesmo eu me importando em como tudo seria concluído, fiquei com a sensação que faltou um pouco de criatividade para a autora desenvolver o vínculo que uniria estes personagens.

Mas ainda assim, recomendo a série toda porque os livros são deliciosos de ler e a autora conseguiu inserir elementos novos nestas histórias. Eu recomendo que os livros sejam lidos na ordem, porque existem subtramas que acontecem de pano de fundo em todos os livros seguindo uma ordem cronológica que sem dúvida perderia o sentido se os livros fossem lidos aleatoriamente. 


Todos os livros trazem o romance como foco central do enredo, porém com leveza e bom humor, encontramos personagens maravilhosos que merecem a sua atenção.

Eu amei a série, ainda que este volume em particular seja inferior aos outros.


Um pouco sobre a autora: Julia Quinn começou a trabalhar em seu primeiro romance um mês depois de terminar a faculdade e nunca mais parou de escrever. Seus livros já atingiram a marca de 10 milhões de exemplares vendidos, sendo mais de 3,5 milhões da série Os Bridgertons, publicada pela Arqueiro. Seus romances já foram traduzidos para 29 países. Alguns dos seus livros publicados no Brasil são:
    • O Duque e Eu
    • O Visconde Que Me Amava
    • Um Perfeito Cavalheiro
    • Os Segredos de Colin Bridgerton
    • Para Sir Philip, com Amor
    • O Conde Enfeitiçado
    • A Caminho do Altar
    • E Viveram Felizes Para Sempre
    • Uma Noite Como Esta
    • Simplesmente o Paraíso
    • Os Mistérios de Sir Richard
    • A Soma de Todos os Beijos
    • Como Agarrar uma Herdeira
    • Como Se Casar Com Um Marquês
    • Uma Dama Fora dos Padrões
    • Um Marido de Faz de Conta

14 comentários:

  1. Olá, Ivi.

    Uma pena você não ter gostado tanto desse livro quanto dos outros que compõe a série. Eu também esperaria uma revelação bombástica, em sentiria bem frustada com uma revelação mínima.
    O último livro geralmente é o mais forte da série, para deixar aquele ar de saudade, uma pena que a Julia não fez isso!

    ResponderExcluir
  2. Achei uma pena que o mistério não tenha sido tão bombástico quando esperava e que o livro tenha sido fraco, ainda sim eu quero conhecer essa Iris e as motivações e arranjos para esse casamento. Quero conhecer a série.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivi!
    Nunca li um livro da Julia Quinn, mas sempre que vejo o nome dessa autora já imagino grandes romances de época, afinal ela sempre é muito elogiada, né? É triste que você não tenha gostado tanto do último livro da série e que o segredo acabou não sendo tão grandioso, pois geralmente os últimos livros são os que provocam mais impacto. Não tenho tanto interesse em ler essa série no momento, mas se me bater a vontade de experimentar a leitura de um romance de época, com certeza será a primeira que tentarei. Gostei muito do post e da sua sinceridade sobre o livro. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. pena que o desfecho da série ficou aquém do que vc esperava. eu confesso que nao me atraio por romances de época, Quinn não tem uma escrita que me agrade, apesar de saber que ela faz muito sucesso aqui no brasil...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu sou apaixonada por essa série, mas realmente concordo que os mistérios não são lá tão diferentes ou surpreendentes. Mas foi uma boa leitura e achei que o casal combinou bastante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li essa série, mas ela deve ser perfeita, confesso que estou em interessado nela e pretendo inserir o primeiro livro,pelo menos na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero tanto continuar lendo esta série! Mas são tantas leituras atrasadas que nem sei como farei! Só li até o segundo e amei!

    Já vi algumas pessoas comentando no facebook que este é realmente o livro mais fraco da série. Todavia, sempre que leio um livro da Julia Quinn que recebe críticas negativas acabo pensando totalmente diferente das pessoas.kkkkkkk... É sempre assim, acabam sendo meus livros preferidos. Foi o que aconteceu com Um Perfeito Cavalheiro e Mais Lindo que a Lua.

    Mas que bom que mesmo considerando livro mais fraco que os outros da série você apreciou a leitura! Não sei bem o que imaginar sobre o segredo do Richard, só espero que eles consigam fazer o casamento dar certo e serem felizes.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Julia Quinn é uma autora incrível que eu quero muito continuar lendo nesse ano. Uma pena que o livro não supriu as expectativas, apesar de manter a qualidade da história. Estou bem curiosa para conhecer esse quarteto.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivi, eu tenho bastante curiosidade de ler os livros dessa autora, pelos seus comentários esse livro parece estar bem bacana apesar de não ter sido tão bom quanto você esperava *-* Espero poder ler esse quarteto em breve *-*

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Julia Quinn é uma delícia de ler, uma pena que você não tenha gostado tanto desse quanto dos outros. Ainda não li essa série mas morro de vontade, na verdade morro de vontade de ler tudo o que ela publica mas ainda nem acabei os Bridgertons hahaha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Eu concordo com você que esse é o livro mais fraco da série. Eu confesso que minha decepção já tinha começado no terceiro, que foi bom, mas ficou abaixo das minhas expectativas. Esse foi bem frustrante para mim, pois além do mistério ser bem sem graça, eu não consegui gostar do mocinho de jeito nenhum.
    Mas adorei ler sua resenha e também recomendo a série, apesar das ressalvas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Poxa, que pena que esse livro não foi tão bom pra ti quanto os outros, mas como disse, mesmo assim quero muito ler a serie completa, afinal a Julia é a Julia, ne?

    Adorei sua resenha e principalmente a sua sinceridade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Ivi,
    Eu estou tão atrasada com as leituras dos livros da Júlia Quinn que preciso de uns dois exclusivos pra resolver isso, tinha planos de fazer uma maratona especial esse ano e ler tudo dela, mas nem sei se vai rolar por que já né meti a fazer outras leituras/releituras que já deveria ter feito a séculos. Enfim, uma hora eu chego lá. Gostei da premissa, daria pra fazer um história top a partir dela, pena que no final das contas não foi bem explorada. Mesmo assim, estou ansiosa para conhecer melhor o quarteto e saber o que o destino reservou pra essas moças.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já conheço a autora e apesar de não ter lido essa série eu já ouvi muitos comentários a respeito, e muitos do que eu ouvi falavam justamente que este último livro era o mais fraco da série inteira. Pretendo ler com certeza pois apesar de não ser uma fã imensa da autora, eu não deixo de ler suas obras sempre que tenho a oportunidade. Espero gostar, algo que certamente não tenho duvidas. Adorei ler sua opinião sincera sobre 💜

    Um beijo,
    RomanceErotic

    ResponderExcluir