As Vozes do Coração (Jodi Picoult)

quinta-feira, 20 de setembro de 2018


Ficha Técnica:
Nome Original: Songs of the Humpback Whale
Autora: Jodi Picoult
Tradução:
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 392
Ano de Lançamento: 2014
ISBN-13: 9788576863243
Editora: Verus

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 49º livro lido em 2018 e foi As Vozes do Coração (Jodi Picoult). Eu sou muito fascinada pelos livros desta autora e todos os que li me deixaram mais que satisfeita com a história, com os personagens e com a mensagem que ela queria passar. Por isso, quando comecei a ler este livro estava muito empolgada.

O livro nos traz Jane, Oliver, Rebecca, Joley, Hardley e Sam, personagens com vozes narrativas dentro da trama e que terão suas vidas cruzadas em algum momento do desenvolvimento da história.



Jane e Oliver são casados, mas vivem um casamento desbotado: as mágoas já atingiram um ponto em que eles se olham ressentidos e são infelizes juntos. No passado se amaram intensamente, mas uma série de contratempos foi apagando este amor. Oliver é muito envolvido na sua profissão. Oceanógrafo, tem uma verdadeira obsessão por baleias e isso é a vida dele e ele carrega a família em suas viagens de pesquisa quando na verdade tudo é interessante apenas para ele.

Eles são os pais da Rebecca que aos 15 anos guarda um rancor impressionante do pai porque ela e a mãe sempre estiveram em segundo plano na vida dele e se sentiram abandonadas em várias situações. Depois de uma situação-limite, Jane foge com Rebecca e vão parar no pomar de Sam, onde Joley, irmão de Jane e tio de Rebecca, trabalha e mora. O trajeto até o pomar é uma descoberta de vida para Jane que terá que aprender a viver e conhecer seus sentimentos, isto é, descobrir-se.

Quando chegam ao pomar de Sam, Jane o conhece como ninguém jamais o conheceu e o faz confrontar seus medos e os dois desabafam suas mágoas até se verem apaixonados e vivendo uma avassaladora paixão. Talvez estivesse escrito este sentimento, talvez não, mas ambos aprenderam muitas coisas juntos, inclusive, perdoarem-se.



Nesse ínterim, Rebecca descobre o amor por Hardley, que é um funcionário do pomar, e os dois vivem intensamente cada momento, mesmo Hardley sendo dez anos mais velho que ela. Hardley é como se fosse um porto seguro para Rebecca, ele não carrega os problemas do abandono do pai, os sofrimentos da mãe e os dois desabafam. Fica evidente a importância dele na vida de Rebecca.

Contudo, Oliver se vê desolado. Achava que fosse possível viver sem sua mulher e a filha, mas não consegue e parte em busca delas para tentar convencê-las a voltar. Em sua trajetória, ele também vai se descobrir e descobrir os motivos de querer que Jane e Rebecca voltem a fazer parte de sua vida, mas para isso terá que aprender a perdoar e sobretudo, pedir perdão.

O grande trunfo desta história é o desenvolvimento dos personagens e a forma como eles me cativaram, pois a autora dá uma forma tridimensal para cada um deles e somos capazes de enxergá-los com defeitos e qualidades. Ao mesmo tempo que torcemos por eles, queremos que eles paguem pelas mazelas que imputaram para as pessoas.



Porém, algumas coisas me incomodaram durante a leitura e uma delas foi perceber no meio do livro que o seu início já me contava se Jane e Rebecca voltariam ou não para casa. Isso me desanimou. Outra coisa que me fez questionar a relevância de algumas situações foi a paixão automática entre Jane e Sam e a diferença de idade entre Rebecca e Hardley. Isso me deixou desconfortável.

Mas a verdade é que Jodi Picoult sabe usar as palavras e administra os sentimentos dentro da narrativa que nos envolve de um jeito que mesmo sabendo como o livro terminará, seguimos lendo, porque cada frase parece imbuída de emoção.

É um livro bem escrito, intenso, com personagens críveis, tentando a todo custo se conhecerem melhor para fazerem o bem a quem está próximo. É uma história bonita de perdão e recomeço, mas também de desistências. O tempo da história não é linear e algumas cenas se repetem sob o ponto e vista de diferentes personagens, dando uma abrangência maior para a situação. Conseguimos entender as reações e as omissões e isso agrega muito à conclusão que nós mesmos daremos para cada um deles.

Concluindo, é uma história boa, simples, bonita e intensa que teve pontos negativos, mas que também soube me envolver com personagens fortes e marcantes. Talvez este seja o livro mais fraco da autora e para quem não leu nada dela, aconselho que comece por qualquer outro, mas ainda assim, é um livro superior se comparado a outros títulos contemporâneos.

Esperava gostar mais, mas mesmo assim, gostei muito.



Um pouco sobre a autora: Jodi Picoult nasceu e cresceu nos Estados Unidos. Estudou Inglês e escrita criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. Aos 38 anos é autora de onze best sellers. No Brasil, alguns de seus livros publicados são:

  • Dezenove Minutos
  • O Pacto
  • Uma Questão de Fé
  • O Filme Perfeito
  • A Guardiã da Minha Irmã
  • A Menina de Vidro
  • Piedade
  • Um Mundo À Parte
  • A Menina Que Contava Histórias
  • As Vozes do Coração
  • Tempo de Partir
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Olá Ivi, tudo bom?
    Nunca li nada da autora e apesar desse não ser o melhor para começar, fiquei bem curiosa com essa trama familiar e em relação ao desfecho - que infelizmente já é revelado no meio do livro. O que mais me deixou curiosa foi querer saber se o pai e a filha vão encontrar um caminho para se relacionarem após todo o ocorrido. Anotei a dica, mas vou seguir a sugestão e ler outro livro da autora primeiro ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler os livros da autora; esse eu ainda não conhecia e mesmo com os pontos negativos me parece ser uma obra que traz reflexões bacanas. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Nossa, não conhecia esse livro e confesso que a autora aparentemente também não. Achei a sua resenha incrivel. Gosto de historias com personagens intensos e muito bem escritos, porem, não me chamou a atenção o livro.
    Vou seguir a sua dica e conhecer a autora atraves de outras historias.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas confesso que, apesar de ter achado o enredo interessante, alguns dos aspectos que você mencionou me desanimaram. Logo que você mencionou que Rebecca se envolveu com um homem 10 anos mais velho, eu já me incomodei. O problema nem é a diferença de idade em si, mas o fato dela ser muito novo, inclusive menor de idade. Além disso, como nunca gostei de romances com paixões instantâneas, acho que não iria gostar muito do romance da Jane com o Sam.
    Enfim, gostei do enredo e parece ser uma história bonita e forte, mas tenho medo de que esses aspectos me incomodem muito. Mas, de qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que, apesar dos problemas, tenha sido uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Ivi?

    Eu não conhecia esse livro da Jodi Picoult, é o meu primeiro contato com a obra. A minha namorada leu "Tempo de partir" que é da Picoult e curtiu. Gostei muito da sua resenha e sinceridade ao dar a nota da leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.