Onde a Luz Cai (Allisson e Owen Pataki)

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Ficha Técnica:
Nome Original: Where The Light Falls
Autor: Allisson Pataki e Owen Pataki
Tradução: Cristina Antunes
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 368
Ano de Lançamento: 2018
ISBN-13: 9788582355145
Editora: Gutenberg

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 52º livro lido em 2018 e foi Onde a Luz Cai (Allisson e Owen Pataki). No mês de junho a editora Gutenberg entrou em contato comigo para que eu lesse este lançamento deles e quando li a sinopse e descobri qual seria o cenário desta trama, não pensei duas vezes em dizer sim. A história tem seu início três anos após a queda da Bastilha e Paris está em polvorosa com os ideais revolucionários, com a esperança de uma nova nação onde o povo tenha uma voz ativa nas decisões, uma vez que a monarquia está completamente desfacelada.

É então que conhecemos Jean-Luc St. Clair, um advogado jovem e idealista que no calor da revolução e com um patriotismo apaixonado vai para Paris com sua família. Temos também André, o filho de um antigo nobre que abriu mão de seus privilégios e que junto do irmão mais novo, se engaja ao exército republicano francês em favor do povo e contra aqueles que compõem seu passado.

Há também romance com a jovem Sophie, uma linda e forte mulher que mesmo ligada à aristocracia por vínculos familiares, nos conquista com inteligência e doçura.



O enredo então irá se desenvolver em conseguir um equilíbrio inteligente entre a estabilidade do novo governo francês e a administração dos fanáticos revolucionários que acabam muitas vezes perdendo a razão na busca por justiça. E nesse momento que Jean-Luc, André e Sophie se encontrarão, legitimando a importância da Revolução Francesa sem que vidas inocentes sejam sacrificadas por ela.

Preciso confessar aqui que embora eu adore História e tenha sido uma excelente aluna da disciplina nos tempos de colégio, eu realmente não sabia nada sobre Revolução Francesa e em vários momentos da narrativa, tive que recorrer aos livros didáticos sobre o assunto para entender alguns pontos. Não que o desenvolvimento do cenário político que a história traz seja confuso. Na verdade, é interessantíssimo ler isso no livro, mas eu queria uma leitura de apoio para entender tudo com integralidade.

Minhas pesquisas aliadas ao que encontrei nessa narrativa foram verdadeiras aulas de história. A cada página me sentia mais dominante do tema e mais satisfeita com a experiência de leitura.


Então imaginem minha cara quando descobri que alguns personagens existiram de verdade e viveram toda aquela realidade. Robespierre, Luís XVI e Thomas-Alexandre Dumas, são exemplos de como os autores conseguiram inserir pessoas reais atuando dentro de um enredo ficcional e eu simplesmente amo quando isso acontece.

Eu consegui amar todos os personagens principais desde o inicio. Mesmo não concordando com suas motivações e em alguns momentos os julgando por suas atitudes, cada um deles foi desenvolvido de forma que eu me interessasse, torcesse por eles e sentisse suas alegrias e mazelas. A honestidade deles e a naturalidade de como isso foi inserido na história, fez com que eu gostasse demais de cada um e os desejasse conhecer de verdade.

Alguns personagens também me despertaram verdadeira aversão e eu torcia para que o fim destes fosse fatal e cruel. O fato de ter personagens odiáveis dentro da trama me leva a entender o quanto cada um deles, os amados e os execrados, foram bem construídos para que de fato fossem relevantes dentro do que os autores decidiram compartilhar conosco.



Além da profunda pesquisa histórica que tiveram com a ambientação do enredo, tenho que salientar que as descrições foram feitas de maneira interessantíssima. Eu lia e conseguia visualizar cada detalhe, cada movimento e sempre valorizo isso em um livro que se propõe levar o leitor para outra época.

Como puderam perceber, é uma história muito bem desenvolvida, que me prendeu da primeira a última linha e entre uma capa e outra, me trouxe um aprendizado maravilhoso de um assunto que sempre ouço falar, mas que na verdade eu desconhecia totalmente. É um livro muito agradável de ler, envolvente e que poderia ser usado tranquilamente como leitura obrigatória para uma aula de história que aborde o assunto Revolução Francesa. Isso sem dúvida deixaria os alunos mais envolvidos com o cenário político que o livro nos dá.

Eu estava predisposta a gostar da leitura, mas realmente eu adorei. Quero ler mais coisas dos autores porque tenho a impressão que suas histórias podem agregar muitíssimo a mim.



Eu adorei.



Um pouco sobre os autores

Allison Pataki é autora de romances best-sellers. Filha do ex-governador do estado de Nova York, ela foi inspirada a escrever romances históricos graças às raízes profundas da família no antigo Império Austro-Húngaro. Ela é cofundadora da organização sem fins lucrativos ReConnect Hungary. Ela se formou com honras em Inglês na Universidade Yale, contribui regularmente no The Huffington Post e também é membro da Historical Novel Society. Ela mora em Chicago com o marido e a filha. Seus livros publicados no Brasil são:
- Onde a Luz Cai
- Sissi


Owen Pataki se formou na Universidade de Cornell em 2010 com um diploma em história após jogar futebol por um bom tempo. Em 2011, Owen ingressou no Exército e após o Treinamento Básico em Fort Jackson e na Escola de Candidatos a Oficiais em Fort Benning, ele serviu como Oficial do Exército / Cavalaria. Em seguida, ele foi enviado ao Afeganistão em 2014, servindo como S1 OIC para o Quartel-General e Batalhão da Sede da 10ª Divisão de Montanha, estacionado em Bagram Airfield. Em 2015, ele participou do Programa Reconnect Hungary (que foi cofundado por sua irmã Allison). Ele agora mora em Nova York, onde trabalha como roteirista e cineasta. Onde a Luz Cai é seu primeiro e único romance publicado no Brasil.
Comentários
16 Comentários

16 comentários :

  1. Que história interessante, fiquei muito curioso para saber o restante da trama, portanto anotei o nome e quero logo esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi!
    Eu não conhecia esse livro, mas pela capa, jurava que era uma história de romance, rsrs. Imagina a minha surpresa quando descobri que na verdade é uma história sobre a Revolução Francesa - uma parte da nossa história que eu inclusive sempre adorei estudar.
    Adorei a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Como eu sofri nas aulas de história no colégio ainda fico perdida quanto à revolução francesa, mas creio que conseguiria associar alguma coisa com alguns filmes que assisti. Por isso também acho muito legal quando misturam um pouco de realidade com ficção, pois fica mais interessante de compreender um contexto histórico. Adorei a dica e vou anotar aqui! :)

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, adoro quando os autores colocam situações/pessoas reais na história dessa forma. Fiquei curiosa para conferir essa leitura, a trama me chamou bastante a atenção e sua resenha só ajudou!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ivi!

    Sempre fui uma apaixonada por História e livros que abordam assuntos como a Revolução Francesa acabam por despertar e muito o meu interesse. Não sei tudo sobre esse período tão complicado e terrível (que é chamado de Terror mesmo), esqueci algumas coisas que aprendi, mas ainda sei o básico. E sempre gosto de ler e aprender mais. Claro que isso já me faz olhar duas vezes para Onde a Luz Cai. Se tiver a oportunidade de lê-lo não desperdiçarei a chance. Tudo pelo seu conteúdo histórico.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O que mais gosto nesse tipo de leitura é poder relembrar alguns contextos históricos e saber mais sobre os países naqueles tempos.
    A leitura parece ser bem interessante, repleta de veracidade de fatos e fiquei com vontade de dar uma chance para esses personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu, ao contrário de você, nunca gostei da matéria de História na escola, era minha pior nota, não tinha muita paciência (talvez alguns dos professores tenham sua parcela de culpa nisso 😕). E é por isso que eu não tenho costume de ler livros que se passam em períodos históricos. A capa desse livro me chamou atenção, muito bonita e o fato de ter personagens reais também achei muito legal, mas a história em si não sei se me agradaria, o que não me custa nada tentar e vê se será o contrário. Obrigada pela dica!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Confesso que, assim como você, eu adorava História na escola. Eu sempre tirava notas altas e me interessava pelos temas que eram abordados, incluindo a Revolução Francesa. Infelizmente, eu tenho uma péssima memória, então não me lembro com muitos detalhes, então, quando eu ler esse livro, terei que ter uma leitura de apoio também. Eu também gosto quando misturam personagens reais com tramas ficcionais e fiquei bem curiosa sobre como tudo foi abordado nessa obra. Não vejo a hora de ler, ainda mais que você elogiou tanto! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivi!
    Antes da sua resenha agora, eu já havia lido uma resenha bem positiva desse livro e sua só me faz querer lê-lo ainda mais. Não sou particularmente interessada em livros com abordagem históricos, mas exceções como esse não podem passar em branco, ainda mais se foi tudo construído de forma a prender o leitor e nos envolver com os personagens ao mesmo tempo. Espero poder lê-lo assim que possível e gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá Ivi,
    esta parece ser uma leitura e tanto. Achei incrível as referências histórias e além disso o fato de alguns personagens term existido no mundo real. Tem livro que faz isso conosco mesmo, nos impele a querer saber mais e mais. Mesmo assim esta não é uma leitura que faria no momento, estou numa vibe mais descontraída e não sei se lidaria bem com as maldades dos personagens cruéis. Mas não descarto a possibilidade de dar uma chance no futuro.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Nunca li nada que houvesse a Revolução Russa como cenário ou até mesmo abordado diretamente, livros históricos não faziam meu estilo, mas agora estou mais aberta a me aventurar pelos gêneros e achei essa premissa muito atraente. Li alguns comentários sobre a obra, acredito que irei curtir bastante a leitura, estou animada, pois acho que terá um quê de drama.

    beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Ivi,
    Adoro quando as obras nos dão uma aula.
    Eu gosto muito da proposta desse livro e fiquei muito curiosa para saber o que acontece nesse livro, principalmente, os conhecimentos que posso adquirir com ela. Achei muito legal o livro ter te instigado a pesquisar mais sobre o tema e você ter descoberto que alguns personagens, de fato, existiram.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ola, Ivi.

    Não conhecia esse livro de fato e me surpreendi muito com a sua resenha, pois, pela capa eu jurava que era algo totalmente diferente. Gostava muito de historia tbm e a Revolução Francesa é uma das questões mundiais que mais me chama a atenção, por isso esse livro me interessou e anotei a sua dica. Adoro livros inteligentes e que nos agregam algo a mais.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Não conhecia esse livro e sua resenha super me surpreendeu! Eu como você gosto bastante de história e ao ler sua resenha me deparei com o fato de que eu também nunca li muita coisa sobre a queda da bastilha/ revolução francesa, e como você também adoro a ideia de ler sobre a história real em um romance ambientado nela!

    Adorei a resenha!

    Beijos
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá... Eu não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou bastante curiosa,uma porque amo historia, outra porque fiquei feliz de ver que, segundo você, o livro é bem escrito e bem desenvolvido... Vou anotar a dica e quando tiver a oportunidade de ler espero me surpreender tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  16. Uauuu! Estou surpresa com esse livro!
    Ainda nao conhecia Onde a Luz Cai e por sempre ama aprender mais sobre a história mundial, confesso que estou bem curiosa pra saber mais sobre os personagens e a trama toda.
    Com certeza pretendo ler, ainda mais sobre a Rev. Francesa amei a foto.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.