As 5 Melhores Leituras do Primeiro Semestre de 2018

quarta-feira, 18 de julho de 2018


Oi gente que ama livro, hoje venho compartilhar com vocês os melhores livros que li no primeiro semestre de 2018. Até o presente momento eu li 45 livros e vou citar os 5 melhores. 

Vamos conferir?

Todo Dia a Mesma Noite (Daniela Arbex)

Sem dúvida este livro foi a minha melhor leitura no primeiro semestre. Do momento que eu soube que ele seria lançado até o dia de hoje, só penso nesta história com o coração apertado porque afinal de contas é um livro reportagem que traz a Tragédia de Santa Maria como foco narrativo. A jornalista Daniela Arbex entrevistou os sobreviventes e algumas famílias que perderam seus entes amados no incêndio da Boate Kiss em 26 de janeiro de 2013. O livro é sensível, não tem apelos dramáticos e coloca luz sobre personagens que de fato existem. Temos diálogos, descrições de lugares e sentimentos e o que era para ser um enredo de horror para qualquer livro de ficção do gênero, nos é contado já sabendo que tudo aquilo existiu. Foi uma leitura intensa e muito emocional. Houve páginas de choro ininterrupto para mim e eu acredito que o mesmo pode acontecer com qualquer leitor. A jornalista deu voz para as famílias que até hoje não foram ouvidas pelas autoridades porque este crime segue sem solução e de certa maneira, este livro foi escrito para que ninguém esqueça o que foi aquele massacre.
Resenha AQUI

História é Tudo Que Me Deixou (Adam Silvera)

Eu sabia que eu ia gostar do livro, afinal a minha primeira experiência com o autor havia sido muito positiva e eu não acreditava que ele pudesse me decepcionar. Mas confesso que não estava preparada para a forma como esse livro me atingiu, me tocou, me emocionou e ainda me faz refletir sobre ele mesmo o tendo lido há mais de 2 meses. Aqui temos a história de Griffin, um garoto de 16 anos que acabou de perder seu ex namorado, o Theo. Ele morreu afogado e no momento de sua morte, Theo estava namorando o Jackson e agora Griffin precisa encontrar o Jackson e ajudá-lo a superar o luto.  É um livro que aborda morte e culpa, mas também  de superação, de amizade, de família e de amizades inabaláveis. A escrita de Adam Silvera é poética, mas realista e isso em algumas situações chega a ser dolorido, mas a leitura é acima de tudo intensa e inesquecível. O autor traz representatividade nos seus personagens sem precisar ficar panfletando isso. Os personagens são gays e isso é completamente normal dentro da narrativa. Não é algo que cause constrangimento ou humilhação. É amor sendo amor, apenas isso e esse detalhe enriquece e dá muita consistência ao enredo.
Resenha AQUI

Eleanor Oliphant Está Muito Bem (Gail Honeyman)

Comecei a ler este livro achando que ele se tratava de um chicklit e eu que encontraria um romacinho leve e divertido. Não é nada disso o que temos aqui. Porém ainda assim, o livro foi uma experiência de leitura muito boa. O livro nos traz a Eleanor, uma mulher de 30 anos, metódica e com pouquíssima habilidade social, levando a vida com sua rotina bem esquematizada até que se apaixona por um jovem e decide mudar algumas coisas na sua vida. Paralelo a isso, ela acaba se aproximando de Raymond, um homem que trabalha na mesma empresa que ela e que a ajuda a socorrer um senhor de idade que passou mal na rua, o Sammy. A partir disso, ela acaba abrindo espaço na vida para mais relacionamentos, ao mesmo tempo que quer conquistar o objeto de sua paixão. Descrevendo assim o enredo você pode até pensar que de fato é um livro leve, mas não é. Eleanor possui motivos muito fortes para ser como é e sua infância até a vida adulta foi marcada por situações de extrema violência, o que vamos descobrindo no decorrer da leitura. Eu terminei de ler este livro apertando-o contra meu coração porque durante todo o enredo eu estava tensa, preocupada, apreensiva. Um livro que nos capítulos finais traz muitas revelações e algumas coisas que eu imaginava entender foram desconstruídas com a conclusão. Livro excelente e que eu recomendo sem medo de errar para quem gosta de drama.
Resenha AQUI

Me Chame Pelo Seu Nome (André Aciman)
O livro ficou bem popular quando o filme chegou às telonas e foi indicado para muitos prêmios importantes do cinema. Mas como todo leitor que se preza, fui ler o livro antes de ver o filme e o livro me deixou extremamente apaixonada. Apaixonada por tudo: pelo cenário que é o verão italiano dos anos 80. Pelo protagonista Elio, um jovem de 17 anos, muito inteligente e culto que se apaixona por Oliver, um aluno da pós-graduação ministrada por seus pais e que vai passar a temporada na casa dele. A família de Elio também foi fruto de minha paixão porque seu pai é muito sensível e apoiador e a mãe é uma mulher independente, corajosa e empoderada. A narrativa é intensa porque Elio está completamente obcecado por Oliver e em alguns momentos isso foi bem angustiante, porém além da paixão, o livro relata sobre identidade, sobre formação de personalidade e sobre a loucura dos primeiros amores. O filme é inferior à obra original, mas a interpretação que Thiago Chalamet deu à Elio vale a pena ser conferida. 
Resenha AQUI

Tudo o Que Nunca Contei (Celeste NG)

Ultimamente o livro Incêndios Por Toda Parte da autora Celeste NG tem sido muito comentado, mas antes deste livro que eu ainda não li, eu tive a oportunidade de conhecê-la através do livro Tudo o Que Nunca Contei e sem dúvida, foi uma excelente porta de entrada. O livro traz a morte de uma adolescente e as investigações sobre o que pode ter acontecido com ela. Ela se matou ou foi assassinada? Mas apesar do suspense que cerca a morte de Lidia, o livro aborda racismo em uma faceta diferenciada. Lidia e sua família são descendentes de chineses e o livro mostra o quanto todos são hostilizados em seus ambientes. Ela e os irmãos sofrem segregação na escola e os pais, mesmo adultos, tentam driblar essa situação. O livro é muito bem escrito e nos faz sentir na pele dos personagens. Entendemos suas motivações, concordamos com seus argumentos e torcemos para que se dêem bem, ainda que desde a primeira linha do livro já saibamos que Lidia está morta. É uma leitura excelente e que com certeza me faz desejar ler os outros trabalhos da autora.
Resenha AQUI

Estes foram os meus cinco livros favoritos do primeiro semestre de 2018 e em função destas leituras tão positivas, estou muito animada para que o segundo semestre seja incrível também.

E vocês, quais foram seus livros favoritos? Leram algum destes que citei acima? Deixem nos comentários e vou adorar conferir.

Beijos
Comentários
15 Comentários

15 comentários :

  1. Olá.

    Uau, adorei saber sobre essas leituras. Ainda não li nenhum, mas tenho muita curiosidade em ler "tudo o que nunca contei".

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum destes livros mas todo mundo comenta sobre Me chame pelo seu nome. Estava lendo uma resenha de uma blogueira que elogiou muito e eu não cheguei a ver nem o filme, mas acho que vou ver pela sensibilidade de que tanto falam mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi,
    Não li nenhum dos 5 livros escolhidos por você, mas tenho muita vontade de ler História é Tudo Que Me Deixou (Adam Silvera) e Me Chame pelo Seu Nome (André Aciman). Sei que os livros do Adam Silvera são bem dramáticos e é por isso que não li nada dele até o momento.
    Preciso escrever um post sobre os meus favoritos do primeiro semestre também.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivy
    Não li nenhum dos livros que citou, mas para terem entrado no hol dos favoritos devem ser incríveis. Tenho vontade de ler Me chame pelo seu nome. Parece super interessante.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivi!
    Antes de mais nada: 45 livros lidos até agora? Que arraso! Parabéns! E com essa seleção de cinco melhores, dá para ter uma palhinha que foram muito boas as leituras nesse primeiro semestre mesmo! Eu não li nenhum dos livros, mas sou curiosa para ler os da Celeste justamente pelos comentários incríveis que vem recebendo, inclusive esse Tudo o que Nunca Contei. Não sabia sobre o livro da Daniela, mas imagino que deva ser uma leitura bem sensível e emocionante mesmo, aquela tragédia poderia ter sido evitada de tantas formas, mas no fim das contas o descaso se segue até mesmo aos dias de hoje para quem passou por ela. =(
    Que seu segundo semestre de leituras seja tão bom quanto esse primeiro!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivi!
    Adoro essa retrospetiva para lembrarmos o que lemos e tudo mais.
    Ótima a sua seleção de livros, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum da lista, mas quero muito ler o tudo o que nunca contei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum dos livros que mencionou, mas com exceção do Tudo o que nunca contei. Quero muito ler Me chame pelo seu nome e Todo dia a mesma noite, tenho certeza que seria uma leitura emocionante. O meu melhor do ano está em Duas vidas e Céu sem Estrelas., super recomendo, são leituras completamente diferentes, mas incríveis.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi, tudo bom?
    Não li nenhum dos livros da sua lista ainda, mas confesso que anotei todos os títulos para futuras leituras! rs Todo Dia a Mesma Noite é um livro que quero muito ler, mas estou me preparando psicologicamente para iniciar a leitura, pois já sei que vai mexer muito comigo. Ainda não parei para pensar em quais foram as minhas leituras favoritas desse primeiro semestre, no entanto, tenho quase certeza de que Extraordinárias não ficaria de maneira alguma de fora desta lista! rs
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi! Foram leituras muito boas! Eu não li nenhum destes livros que você citou, mas conhecendo agora o livro sobre a tragédia da boate Kiss, gostaria muito de ler. Aquilo foi uma coisa tão triste, com tanta divulgação e que eu acredito que de certa forma esteja em aberto até hoje, com a dor sem fim das famílias, e a injustiça em punir os culpados. E quero muito ler Tudo o que nunca contei, que está na minha lista de desejos há muito tempo, antes desse alvoroço todo em torno da autora. Obrigada pelo post!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ivi!

    Nossa! Quantas leituras! Fico feliz por você! Eu li até agora 40 livros. Queria ter lido mais, porém falta tempo. :(

    Não li nenhum livro da sua lista ainda. Os que quero muito ler são: Me Chame pelo seu Nome (louca por ele!) e Tudo o que Nunca Contei. Só que duvido muito que consiga apostar nas histórias ainda este ano.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu ainda não li nenhum deles mas pelo seu post acho que vou gostar de todos. Esse semestre li livros bons, mas poucos foram muito marcantes, como O mal de Lázaro ou Dias de despedida.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que maravilha suas escolhas pra esse primeiro semestre. Da sua listinha estou com vontade de conhecer mais de Eleanor Oliphant Está Muito Bem de Gail Honeyman.
    Parece ser uma trama muito bem construída e instigante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ivi! Tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum desses livros que você citou, mas já tinha ouvido falar muito bem sobre todos. Deles, eu tenho muita vontade de ler Me chame pelo seu nome e Tudo o que nunca contei. Fico feliz que tenha gostado tanto deles e espero que você faça ótimas leituras no segundo semestre também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi oi!

    Eu já ouvi falar de todos esses livros, mas confesso que só me interessam é A História É Tudo Que Nos Deixou e Tudo Que Nunca Contei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    Eu tenho muita vontade e ler A História é Tudo Que Nos Deixou, mas confesso que tenho até medo de como esse livro pode mexer comigo. Saber que foi um dos seus favoritos so semestre me deixou mais curiosa ainda pra conhecer a história.

    Beijos,
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.