Tag Meu Autor Favorito (Laís Caparroz)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015


Quando a Ivi me pediu pra responder essa TAG fiquei um pouco preocupada, é difícil escolher um autor só. Pensei em Machado de Assis, J. k. Rowling, Marian Keyes, Clarice Lispector, Cecilia Meireles, mas acabei optando pela minha querida Jane.

Jane Austen era sagitariana como eu, nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Hampshire na Inglaterra. Sempre estudou em casa, sob a tutela do pai, com exceção de um breve período no qual estudou num internato. Sempre foi uma ávida leitora, tinha acesso a grande biblioteca do pai, que trabalhava como tutor para aumentar a renda de reverendo. 

Começou a rabiscar os primeiros contos aos 12 anos, para divertir a família. Já a partir dos 20 anos passou a escrever com seriedade o que vieram a se tornar os grandes sucessos RAZÃO E SENSIBILIDADE e ORGULHO E PRECONCEITO

Em uma das cartas que trocou com sua irmã mais velha é possível identificar um pequeno cortejo quando ela ainda tinha 20 anos, mais tarde se apaixonou por um outro homem mas ele veio a falecer antes que pudessem desenvolver um relacionamento. Jane nunca se casou. 

Em 1816, começou a apresentar sintomas da doença de Addison, uma rara enfermidade cuja característica é a deficiência hormonal, que se manifestava com o cansaço fácil, fraqueza e enjoos. Em 18 de julho de 1817, Jane faleceu aos 41 anos, nos braços da irmã mais velha, a qual também nunca se casou e era sua melhor amiga. 

Meu primeiro contato com a autora foi na faculdade de letras, na matéria de literatura inglesa. O livro estudado era ORGULHO E PRECONCEITO. Me encantei de cara, e ate hoje é meu livro favorito dela. Ao longo dos anos fui lendo as demais obras e cada vez gostando mais. 

O que mais me chama a atenção em sua obra, e principalmente no meu livro favorito, é a atemporalidade. ORGULHO E PRECONCEITO foi escrito em 1813 e mesmo sem internet, celular, carros e demais características da nossa época, Jane consegue transmitir algo que nunca muda: a essência da alma feminina. Nós cortamos o cabelo, tiramos a saia e colocamos as calças, queimamos o sutiã, fizemos faculdade e somos financeiramente independentes, mas ainda somos apaixonadas e delicadas como Elizabeth. 

Todos os livros de Jane Austen foram publicados no Brasil: 

Pra quem nunca leu Jane Austen, sugiro iniciar por ORGULHO E PRECONCEITO ou RAZÃO E SENSIBILIDADE, são os mais leves na minha opinião, e depois você pode conferir os filmes, que eu também adoro. Espero que se encantem por essa ótima autora como eu!!
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.