Oi gente que ama livros, hoje venho falar sobre alguns livros que ganharam adaptação para o cinema e ainda assim, na minha opinião, não perderam em nada. É clássica a comparação entre filme e livro sendo que a grande maioria dos leitores, acaba se decepcionando com as adaptações que as histórias ganham na telona e sim, é raro encontrar um filme que seja fiel ao livro, porém eu escolhi 5 livros que tiveram adaptações maravilhosas e eles são:
1- AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (Stephen Chbosky)
Resenha aqui.
O livro original é escrito através de cartas para um destinatário desconhecido e em função desta característica algumas coisas ficam perdidas, ainda que o livro seja muito bom. Já na adaptação cinematográfica, ainda que mostre o protagonista escrevendo as cartas que são citadas no livro, o panorama ganha mais detalhes, mais explicações, mais justificativas e isso acaba tornando o filme um complemento muito feliz do livro. Além da fidelidade que é mantida em todo o desenvolvimento, o filme também emociona bastante.
Trailer do filme:
2- A ESPERA DE UM MILGARE (Stephen King)
Em primeiro lugar estamos falando de um livro de um dos escritores contemporâneos mais lidos e que dentro do seu gênero, consegue fazer leitores amar e odiar suas obras. O livro originalmente foi escrito em capítulos que eram vendidos separadamente e tempos depois que foi publicado uma versão única desta obra. Foi uma maneira do autor tentar dimensionar se a história que ele estava criando, estava agradando o seu público e o livro é maravilhoso e muito intenso. Acredito ser desnecessário falar do filme que foi indicado ao Oscar em 2000 porque basicamente é uma unanimidade universal. Eu ainda não encontrei alguém que não tenha gostado e derramado muitas lágrimas durante este filme e sim, sua adaptação para o cinema foi muito boa. Mas é válido lembrar que existem detalhes do livro que foram suprimidos do filme, mas em nada diminui o brilho da adaptação. Eu não só amei demais a obra nas duas versões, como indico para todos aqueles que gostam de um pouco de sobrenatural e drama adulto. Lindo demais!!!
Trailer do filme:
3- A ÚLTIMA MÚSICA (Nicholas Sparks)
Resenha aqui.
Na minha opinião este é um dos melhores livros do Sparks, ainda que ele sempre venha com a mesma "receita" de família doença e drama, é um livro muito gostoso de ler e que depois de uma certa parte, é quase impossível não se acabar de chorar. Pelo menos comigo foi assim. Depois da página 300, eu só prossegui a leitura com lencinhos na mão. O filme também é tocante e tem seu momento de lágrimas involuntárias e ainda que algumas coisas sejam diferentes da obra original e muita gente tenha torcido o nariz para a atriz que interpretou a protagonista, o filme é um romance maravilhoso atendendo à todos os requisitos do gênero. Vale lembrar que o roteiro do filme foi co-escrito pelo próprio Nicholas Sparks, logo, o que ele subtraiu do livro para colocar no filme ou o que ele acrescentou no filme que não tinha no livro, acabou deixando a história completa.
Trailer do filme:
4- JOGOS VORAZES (Suzanne Collins)
Resenha aqui.
Estamos falando de um livro de aventura que está em um mundo no futuro onde tudo pode acontecer. Um livro com personagens fortes e com uma premissa de deixar qualquer um curioso e o livro prende você da primeira página até o desfecho e ainda que estejamos falando do primeiro livro de uma trilogia, o livro consegue te deixar satisfeito após você concluir a leitura. Eu adorei e o paralelo político é pertinente e inteligente. O filme na minha opinião foi fiel ao livro e com todo a tecnologia de Hollywood, conseguiu deixar explícita como seria o futuro na nação onde acontecem os Jogos que dão nome ao livro e filme. Claro que na narrativa original a violência não é poupada e sua imaginação tem que trabalhar com detalhes que saíram da cabeça da autora e no filme, determinadas coisas já vem prontas, logo, algumas coisas eu imaginei de um jeito e no filme foram apresentados de outra forma, mas é impressionante como conseguiu manter o mesmo nível de qualidade. Indico o livro e o filme pra quem gosta de distopia e aventura.
Trailer do filme:
5- O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (John Boyne)
Agora é a vez de um dos meus livros prediletos, escrito por um dos meus autores favoritos. O livro possui uma narrativa fluida, bonita e quase ingênua porque afinal o personagem principal é uma criança e ainda que ele esteja vivendo em plena segunda guerra mundial, ele é alemão e filho de um militar de alta patente, logo, os horrores deste período não o alcançariam. O filme consegue manter o mesmo ritmo, porém de uma forma mais dramática e dolorida. Este é um daqueles casos que muitas pessoas ou gostaram do filme ou gostaram do livro, poucas pessoas conseguiram admirar as duas obras. Eu gostei demais dos dois. O filme conseguiu passar a mesma dor e agonia que eu senti ao ler o livro e eu acho que ainda que eu leia o livro um milhão de vezes ou assista o filme mais um milhão de vezes, sempre irei me emocionar. Pra quem ainda não assistiu o filme, deixo a dica de assistir também os extras que o DVD trás Uma pequena entrevista com o autor do livro dá um toque muito especial à isto.
Trailer do filme:
Agora quero saber de vocês, qual os livros que vocês leram, amaram e que não fizeram vocês se decepcionarem ao assistir o filme. Estou curiosa!!! Deixem nos comentários também se vocês concordam com as minhas escolhas também!!!
Beijos
Dos livros e filmes citados, o único que eu li o livro e assisti ao filme foi O menino do pijama listrado, e concordo demais com você, foi um dos poucos filmes que conseguiu me passar a emoção de um livro. Tive péssimas experiências com adaptações de livro para filme. O maior exemplo deles foi a da saga de Harry Potter. Amo tanto os livros, são tão bem escritos, tão perfeitos. Já os filmes me decepcionaram bastante. Cada ida ao cinema era uma frustração. Detesto quando mudam a história original e era o que mais acontecia. =/
ResponderExcluirEu ainda não assisti alguns filmes, mas ouvi dizer que as adaptções foram muito boas! Eu gostei muito da adaptação de Jogos Vorazes (achei que ficou bem fiel, dentro do possível)! Eu ouvi dizer que Sparks escreveu " A Última Música" já pensando no filme (e já sabendo que a Miley Cyrus faria o papel principal)... Eu também gostei bastante, foi um dos poucos livros dele que o final é feliz (apesar de ter tragédias no meio).
ResponderExcluirAdorei o post!
Beijos,
Own Mine
Já tinha ouvido falar sobre este detalhe da Miley e eu gostei dela no filme, acho que o papel era dela mesmo!!!
Excluirbj
Eu só assisti A Última Música e Jogos Vorazes mas não li nenhum livro desses!!
ResponderExcluirQuero muito assistir As Vantagens de Ser Invisível!!!
O único que eu assisti foi Jogos Vorazes, assisti antes de ler o livro e me arrependo muito disso. Quero assisti As Vantagens de Ser Invisivel, mas tenho que ler o livro primeiro.
ResponderExcluirRealmente assisti a todas as adaptações e são ótimas! :D
ResponderExcluirE tem tantas este ano ainda hein? *-*
A flor mudando de assunto, eu acompanho o seu blog (através do GFC e Face…) a um tempo já e agora criei um, seria um prazer ter você por lá!
Quando der, apareça, ficarei feliz de verdade (:
http://tamigarotaindecisa.blogspot.com
beijão:*
Muito bom saber! Poruqe não li nenhum dos livros e tenho um deles - As vantagens de ser invisível. Mas já vi À espera de um milagre e realmente chorei demais. Fiquei com muita vontade de assistir A última música, nesse caso, gosto muito dos filmes baseados nos livros de Sparks, mas meu queridinho é Noites de Tormenta, amooo!
ResponderExcluirQueria ver aí As Pontes de Madison, mas ainda não li o livro, então nem posso opinar... só dizer que vi o filme mais de 20 vezes, chorei em todas e sempre que estiver passando na tv eu não vou resistir, hahaha!
Acabo de descobrir que dificilmente leio o livro e assisto ao filme :O Geralmente é um ou outro! Que vergonha de mim mesma! (rs)
ResponderExcluirBem, a começar por As Vantagens de Ser Invisível, meu Deus, não li e nem assisti ao filme ainda, flor! Estou ansiosa para conhecer a obra, mas confesso que entre os estudos e o trabalho não foi possível (ainda!). Adorei saber, no entanto, que o filme complementa o livro. Agora sei que devo primeiro ler para, então, assistir. ^^
À Espera de um Milagre é lindo! Assisti, mas não li... *cora* Acredito que se lesse, considerando que você disse ser muito coerente, choraria em cada página. :((((
Nicholas Sparks... cara, sou zero à esquerda quando se trata dele. A maioria dos filmes não assisti e nunca li nenhum livro dele. :O Mas, já ouvi falar muito bem deste livro que você selecionou. Estou com Querido John à espera para leitura, se gostar da narrativa lerei A Última Música <3
Jogos Vorazes assisti ao filme... E não gostei o suficiente para não ler o livro. :/ Achei uma violência gratuita, apesar da ideia ser interessante. Já estou habituada com esse enredo de combate entre jovens, porque sou fã da cultura japonesa e isso é quase um clichê em Animes e mangás. ^^ Mas, prometi a mim mesma dar uma chance à série e ler pelo menos o primeiro volume. Se gostou tanto das cenas da arena, flor, sugiro o Anime BTOOOM! :)
E O Menino do Pijama Listrado... outra vergonha em minha vida. Não li e nem assisti ao filme. Tenho um comportamento que preciso mudar. Costumo não ler ou ver quando tantas pessoas comentam sobre o assunto. Acabo tendo certa resistência. Sou daquelas que depois que a febre passa, conhece do que todos falavam. :/ Ridículo, eu sei (kkkk). Estou aprendendo a mudar isso com os blogs literários, porque cada vez mais acompanho os lançamentos e estou lendo junto com as críticas. Vamos aprendendo :D
Ótima seleção.
Geralmente eu prefiro os livros, aos filmes. Nessa sua lista, eu assisti a maioria dos flime, mas ainda não li todos os livros. Porém quero muito ler vários.
ResponderExcluirUm livro que teve sua adaptação muito boa foi o Diário de uma Paixão, acho tanto o livro quanto filme ótimos!
Eu tenho problemas sérios em ler os livros depois de ver o filme, porque perde a graça e geralmente é meio revoltante ver como a adaptação tira coisas importantes do livro. Já vi todos os filmes da lista e TODOS são maravilhosos. O único que pretendo ler no original é "As vantagens de ser invisível", já que ganhei de presente (e pelo visto é um dos que não desapontam no filme!).
ResponderExcluirbjs
É difícil mesmo encontrar um livro bem adaptado. Dessa sua lista só consegui ler e ver Jogos vorazes e achei que eles fizeram mesmo uma boa adaptação.
ResponderExcluirO menino do pijama listrado eu já vi, mas ainda não conseguir ler.
Nossa, agora fiquei muito animada para assistir as vantagens de ser invisível, eu já li o livro, mas ainda não assisti o filme, pois estava com um pé atrás... Vai que eu me decepcionasse...
ResponderExcluirEnfim, acho que vou providencia-lo o mais rápido possível...
XOXO
umnovo-roteiro.blogspot.com
Dois da lista eu só vi o filme e amei... À espera de um Milagre e o Menino do Pijama listrado. Ambos estao na minha lista de desejos literários.
ResponderExcluirAssisti e li todos, excetuando As vantagens de ser invisível que só li.
ResponderExcluirAcrescentaria a sua lista A Hospedeira, que é um livro maravilhoso e se transformou em um belo filme, pelo menos pra mim.
O único livro da lista que não gostei nem um pouco foi A última música...pra mim um livro pedante de tão besta rs
De resto gostei muito de todos.!
Apesar dos pesares eu adoro quando livros virão filmes...é a nossa imaginação se tornando realidade e isso é muito bom...na maioria das vezes né!
Beijocas
As Vantagens de Ser Invisível é muito fofo! Amo esse livro, amei mais ainda o filme e graças por ter virado filme, pois ficou perfeito!
ResponderExcluirJogos Vorazes é outro de babar, mas esse pirei mais com o livro que filme.
E o de A ultima musica? Não...prefiro o livro. Esse filme com essa pessoa estrelando aí, a menina, hã hã, não dá pra mim...
Será q eu fui a única que gostou da Miley no filme? kkkkkk
ExcluirSó vou discordar de você quanto ao de Jogos Vorazes. Acho que aquele filme poderia ter sido muito, mas muito, mas muito melhor!!
ResponderExcluirTambém acho que À espera de um milagre é bom demais, igualmente O menino do pijama listrado e As vantagens de ser invisível. A Última música eu não li, mas assisti e achei bem "receita" mesmo. kkkkkk
bjus
terradecarol.blogspot.com
Dos filmes citados eu só vi A ultima musica e Jogos Vorazes e por incrível que pareça não li o livro de nenhum deles, mas gostaria muito, pois gostei muito do filme e os outros eu também quero muito ver e ler é claro né.
ResponderExcluirOi Ivi, tudo bem?
ResponderExcluirJá li e assisti todos os livros e filmes ao qual você se referiu. Bom, gostei bastante de As vantagens de ser invisível, até na escolha dos atores influenciou. A última música também foi maravilhoso. E claro, não tenho nem comentários para O menino do pijama listrado e Jogos Vorazes.
Beijos, Fer
Eu vi todos os filmes, mas eu não sabia que a espera de um milagre foi uma adaptação de livro. Eu ainda não li o livro O Menino do Pijama Listrado, mas pretendo ler esse ano ainda.
ResponderExcluirAmei o post, amei os livros citados pois são livros que te emocionaram e deixaram aquela marca.
Beijos, Alice.
Oi Ivi,
ResponderExcluirEu assisti a todos os filmes acima. O que eu menos gostei foi o da Ultima música, mas ele é até tem uma proposta legal. Pra mim, os melhores são As vantagens de ser invisível e O menino do pijama listrado. Eu li os dois livros e os filmes e me emocionei de mais! :)
beijo!
Como amo esses posts hehehhe
ResponderExcluirAcredita que nunca li e nem assisti o filme AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL? Pois é kkkk mas pretendo assistir e ler ainda mais agora sabendo que o filme foi uma boa adaptação.
Agora fiquei boquiaberta aqui... Não sabia que A ESPERA DE UM MILGARE era uma adaptação, assisti o filme milhares de vezes e agora quer ler o livro heheheeh
A ultima música eu só assisti o filme, mas quero ler também o livro pois amo o tio maldoso e amado Sparks.
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO e JOGOS VORAZES eu também vi o filme e não li o livro, infelizmente, mas estão na lista.
Ameiiii
Oie!
ResponderExcluirDe todas as adaptações indicadas, apenas A última música que eu li o livro e assisti o filme, e nos dois eu fiquei chorando kkkk. Jogos Vorazes eu só assisti o filme, então não sei dizer se está fiel, e olha que eu cheguei a comprar o box em promoção para ler o livro e ainda não li kkk
Bjks!
Histórias sem Fim
Eu chorei horrores quando vi O Menino do Pijama Listrado! achei todas as suas escolhas maravilhosas, quero muito assistir A Última música, sei que é bem emocionante. Eu vi Jogos Vorazes antes de ler o livro e quando fui ler, não consegui nem chegar na metade!
ResponderExcluirAdorei a tag e concordo com O menino do pijama listrado e As vantagens de ser invisível, são adaptações incríveis! Eu adicionaria à lista A culpa é das estrelas, porque é uma adaptação bem fiel. Não lembro direito se a adaptação de Jogos Vorazes foi tão boa assim, mas se você disse, acredito!
ResponderExcluirVirando Amor
Oi Ivi
ResponderExcluirAdorei suas escolhas.
O menino do pijama listrado foi muito fiel mesmo. As Vantagens de ser invisível ficou perfeita.
Também acho que Garota Exemplar e A menina que roubava livros são ótimos exemplos.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi *--*
ResponderExcluirSempre me sinto péssima quando vejo as pessoas falando de O menino de pijama listrado, nunca li e muito menos assisti o filme. Dos outros só assisti os filme eli Jogos Vorazes sendo que ainda é minha adaptação mais querida.
Bjos
rillismo.blogspot.com.br
Oi Ivi!
ResponderExcluirEu ainda não li ou assisti todos, mas concordo que a adaptação de Jogos Vorazes foi muito boa, outra adaptação que gosto é a de Orgulho e preconceito! Por enquanto só li As vantagens de ser invisível, não é meu livro preferido, mas fiquei curiosa sobre o filme.
Beijos!
Olá Ivi,
ResponderExcluirDos livros adaptados citados, li e vi apenas Jogos Vorazes e A Última Música. Confesso que achei os dois boas adaptações. Outro livro que gosto da adaptação é A Menina que Roubava Livros, achei a adaptação muito boa.
Estou louca para assistir O Menino do Pijama Listrado, pois amei o livro!
Também quero ler Stephen King.
Adorei o post.
Beijos ♥
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oi Ivi, muito bacana essa tag. Desses filmes eu assisti quase todos, e todos que eu vi são maravilhosos mesmo, deixa uma ressalva para O menino do pijama listrado que é muito amor!! dos livros eu li apenas A Última Música e gostei muito, tanto do filme quanto do livro!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi Ivi,
ResponderExcluirDos livros e filmes que citou eu li e assisti três:
Jogos Vorazes que o que mais me impressionou foi que as adaptações permaneceram fiel até o último livro. E acho que nunca vi uma cópia tão fiel antes.
A Espera de um milagre eu me emocionei mais com o filme do que com o livro. Mas acho que foi porque assisti o filme primeiro e quando li já sabia qual era a história.
E o Menino de Pijama listrado que chorei com soluços e suspiros tanto no filme como no livro.
Os outros dois que citou ainda não li e nem assisti os livros.
Outra adaptação que achei bem fiel foi o Doador de Memórias.
Bj
Camila Bernardini Coelho
Desses que você citou ou só assisti o A espera de um milagre. E que filme fantástico. Os outros eu nem li os livros e nem vi os filmes. EU tenho aqui na pilha o menino do pijama listrado, mas segunda guerra mexe demais comigo, então tenho que ter um momento bem leve pra dar conta de ler sem ficar mal depois.
ResponderExcluir;D
Profissão: Leitora
Olá
ResponderExcluirDos filmes que você citou só li as Vantagens de ser invisivél e Jogos Vorazes e concordo com você são ótmas adaptações. Morro de vontade de ler algum livro do Stephen King e esse é o que mais me inclino a ler quem sabe logo começo.
Everton equipe Rillismo
http://rillismo.blogspot.com.br/