Toda a Minha Ira (Sabaa Tahir)

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Ficha Técnica:
Título Original: All My Rage
Autora: Sabaa Tahir
Tradução: Jorge Ritter
País de Origem: Estados Unidos
Editora: Verus
Número de Páginas: 364
Ano de Publicação: 2022
ISBN: 978-65-5924-077-7

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 40º livro lido em 2023 e foi Toda a Minha Ira (Sabaa Tahir). Meu interesse pelo livro surgiu quando soube que  a intolerância religiosa era abordada no enredo e fiquei curiosa em como a autora trataria esse tema com adolescentes como protagonista.

O livro nos traz o Salahudin e a Noor que são mais que melhores amigos; eles são família. Crescendo como párias numa cidadezinha em pleno deserto de Mojave, eles entendem um ao outro como ninguém mais consegue. Até que um desentendimento fragiliza o vínculo entre eles.

Sal precisa lutar para administrar o motel da família conforme a saúde de sua mãe, Misbah, se deteriora e seu pai se perde no alcoolismo. Noor, por sua vez, anda numa corda bamba angustiante, trabalhando na loja de bebidas de seu tio violento enquanto esconde o fato de que está se candidatando em várias universidades para poder escapar da cidade.

Toda minha ira é uma leitura sensível que aborda assuntos delicados como: dependência química, abuso físico, intolerância religiosa, luto e alguns outros. Quando comecei a ler o livro, eu estava esperando me envolver, mas não estava pronta para a gigantesca gama de sentimentos que me pegaram assim que a leitura começou

Não acho que Toda minha ira seja um livro para ser lido rápido, é mais uma leitura para você ir acompanhando e refletindo sobre o que você está lendo. Não é uma história cheia de ação, reviravoltas e adrenalina. É uma narrativa lenta em que as coisas vão acontecendo aos poucos. O que me surpreendeu é que sem perceber já estava na metade do livro e depois no fim e aí sim eu vi o quanto a história foi crescendo de pouquinho em pouquinho.

A escrita da autora é muito gostosa de acompanhar. A forma como ela escreve os detalhes é fácil de visualizar a cena e sentir o que o personagem está passando. Ela transmite perfeitamente as emoções do Salahudin e Noor.

Salahudin e Noor são personagens incríveis. A força, a determinação deles e até mesmo a lealdade que um tem com o outro é algo muito lindo. Eles são mais que amigos, eles estão lá um para o outro e como qualquer ser humano eles possuem defeitos.

Salahudin é um personagem difícil de explicar, assim como a Noor, ele possuí traumas de infâncias e com isto acabou criando uma dificuldade de socializar. Ele é um jovem que dá vontade de cuidar, pois boa parte do tempo ele passa um sentimento de solidão.

Já a Noor é uma personagem que a princípio passa uma imagem de uma jovem forte, guerreira, que faz e acontece… porém, ao longo da história vamos conhecendo melhor a Noor e vendo o quanto ela é frágil. O escape perfeito para ela é a música, boa parte do livro está com seus fones. Ela também passa um sentimento de solidão e talvez por isso quando tem cena dos dois juntos é completamente diferente. Um completa o outro.

Sabaa Tahir entregou tudo neste drama baseado na própria infância. Claro, que quando você descobre a verdadeira inspiração para Toda minha ira, as coisas mudam um pouco e torna tudo ainda mais profundo.

Eu amei como a autora traz temas sensíveis e de forma responsável, como ela desenvolveu os personagens, mas principalmente como ela inseriu o ponto de vista da Misbah (mãe de Salahudin). Foi a coisa mais emocionante o fim do livro quando é revelado o propósito dela ali e de onde ela estava narrando. É difícil explicar, só lendo para entender.

No geral eu gostei demais da leitura, foi uma experiência incrível e um mergulho na cultura paquistanesa. É um livro muito rico, profundo, sensível e todo mundo precisa ler alguma vez na vida esta história.


Um pouco sobre a autora:
Sabaa Tahir cresceu no deserto do Mojave na Califórnia no quarto 18 do motel da família dela. Lá, ela passava o tempo devorando romances de fantasia, invadindo o esconderijo de quadrinhos do irmão dela e tocando mal guitarra. Sabaa começou a escrever Uma Chama Entre as Cinzas enquanto trabalhava à noite como editora de jornal. Ela gosta de Indie rock barulhento, meias extravagantes e todas as coisas de nerd. Sabaa atualmente vive na área da Baía de San Francisco com sua família.

Seus livros publicados no Brasil são: 
  • Uma Chama entre as Cinzas
  • Um Céu Além da Tempestade
  • Um Assassino nos Portões
  • Toda a Minha Ira
  • Um Ladrão Entre as Árvores
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.