30.4.18

Uma Mentira Perfeita (Lisa Scottoline)

Ficha Técnica:
Título Original: 
Autora: Lisa Scottoline
Tradução: 
País de Origem: Estados Unidos
Editora: HarperCollins Brasil
Número de Páginas: 400
Ano de Publicação: 2018
ISBN-13: 9788595082588

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 27º livro lido em 2018 e foi Uma Mentira Perfeita (Lisa Scottoline). Este livro chegou para mim através da parceria com a HarperCollins Brasil e fiquei muito curiosa só de ler a sinopse.

O livro nos traz como personagem principal Chris Brennan, um homem que nas primeiras páginas da narrativa, é contratado como professor de política e assistente do treinador de Beisebol pela escola de Ensino Médio da pequena cidade de Central Valley. A questão é que tudo o que Chris falou na entrevista e a imagem que ele construiu para a diretora da escola a fim de garantir a sua contratação é uma mentira e seu objetivo na escola, bem como na comunidade de Central Valley é outro.


O livro então irá se desenvolver em nos mostrar quem é o verdadeiro Chris Brennan e o que ele deseja ali. Chris acaba se aproximando de forma mais estreita de três adolescentes do colégio: Raz, Jordan e Evan e todos estes garotos estão passando por momentos turbulentos em suas vidas pessoais e por meio deles, chegamos às suas famílias e conhecemos suas mães, respectivamente Susan, Heather e Mindy. Como os garotos, as três mulheres são diferentes entre si, com aspirações e vidas emocionais opostas. Todas enfrentando problemas intensos em suas jornadas também.

Os primeiros capítulos do livro nos levam a entender Chris de uma forma e apesar de estarmos um pouco ariscos com o tipo de personalidade que ele nos apresenta, ainda assim ele consegue ser um personagem carismático, um pouco pela inteligência e um pouco pela forma como ele usa seus artifícios para agradar quem ele quer ter por perto.

Porém, o enredo vai desconstruindo nossas impressões iniciais e nos mostrando uma trama ainda mais complexa a partir da metade do livro. Todas as nossas opiniões sobre o protagonista são colocadas por terra quando entendemos quem ele é, o que busca e o que precisa ser feito e então, ocorre uma reviravolta atrás da outra, envolvendo temas políticos, relacionados ao meio ambiente e vingança. O final desta aventura é tão bem-feito e tão bem descrito que toda esta história daria um excelente filme de suspense e ação.


A escrita da autora é muito ágil e fluida. Conseguimos nos familiarizar com o que ela quer nos mostrar, ao mesmo tempo em que aguça a nossa curiosidade para o que não pretende revelar de imediato. Ela nos insere em um cenário tenso, com personagens bem caracterizados e que nos envolvem de forma muito intensa com a trama. Tudo no livro é atraente, a começar da escrita que eu já elogiei aqui, mas também há personagens que nos instigam a defendê-los ou condená-los. Suas vidas e seus problemas pessoais nos despertam empatia e tentamos entender suas motivações. Tudo isso introduzido em uma história consistente, original e muito bem amarrada no final.

Quando eu concluí a leitura, eu estava eufórica! Algumas cenas de ação são tão bem conduzidas que eu desejei profundamente ver essa história na tela do cinema e tenho certeza que seria tão poderosa como foi no livro. O tema central da narrativa é extremamente relevante para os dias atuais e vê-lo dentro do dia a dia de uma escola comum do interior foi muito apropriado.

Enfim, sem dúvida foi um dos melhores thrillers que eu já li na vida e para quem gosta do gênero, temos todos os elementos nesta história. Um ambiente bem descrito, com personagens críveis e relacionáveis e um enredo que nos prende pela curiosidade e pela forma inteligente que foi desenvolvido.


Super recomendo porque eu adorei.


Um pouco sobre a autora: Lisa Scottoline é a nova autora norte-americana de best-sellers, com dezesseis romances publicados nos Estados Unidos. Além disso, ela também escreve uma coluna semanal, chamada Chick Wit, no The Philadelphia Inquirer. Lisa já ganhou muitos reconhecimentos e prêmios, notadamente o Prêmio Edgar, dado por sua excelência em ficção criminal, e o prêmio Fun Fearless Female Award, da revista Cosmopolitan. Ela também ensina um curso que criou, chamado "Justiça e Ficção", na Universidade de Direito da Pensilvânia, e regularmente dá palestras. Há vinte e cinco milhões de cópias de seus livros impressos e ela é publicada em mais de 30 outros países. Lisa se graduou em três anos pela Universidade da Pensilvânia, com uma licenciatura em Inglês, e sua concentração foi em Ficção Americana Contemporânea, instruída por Philip Roth e outros. No Brasil, Uma Mentira Perfeita é o seu único livro publicado.

17 comentários:

  1. Não conhecia a autora nem a obra!
    Admito que ando precisando da leitura de um bom Thriller e sua resenha me convenceu que "Uma Mentira Perfeita" é "O Cara"! rs
    Muito obrigado pela dica e parabéns pela resenha!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Não havia visto esse livro, mas adorei a idéia! Amo thrillers e esse parece ser muito bom ,uma leitura instigante!! Já coloquei na lista!

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse livro por aí e como esse gênero tem me conquistando ultimamente, fiquei ainda mais curiosa ao saber que é um dos melhores thrillers que leu ultimamente. É muito bom quando o livro nos surpreende, assim como esse te surpreendeu. Li um assim esses dias e recomendo muito, A Mulher Entre Nós.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro só para matar a curiosidade sobre esse Chris e toda essa complexidade em torno da trama, confesso que todo esse suspense só me deixa com ainda mais vontade de ler a obra, fico tensa só com a resenha, história poderosa... quero.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivi, tudo bom?
    Recebi esse livro também, mas não sabia ao certo o que esperar dele! Adorei saber que é um livro que nos prende do início ao fim, com um enredo inteligente e com ótimos personagens! Já entrou para minha lista de futuras leituras e espero gostar tanto desse thriller quanto você! Adorei a resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi!
    Eu não conhecia o livro, mas como adoro suspense, já me interessei pela obra. E achei muito importante você ter dito que a história prende o leitor o livro todo e que os personagens são bem construídos.
    A sua resenha está muito boa.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei a dica de leitura! Acabei de ler um thriller que curti muito também e acho que ainda não estou preparada para largar a vibe desse tipo de leitura. Pela sua resenha, esse é ainda mais instigante do que o que eu li, fiquei mega curiosa.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Eu amo thriller! Faz já um tempo desde a última vez que li um, alguns meses. Tenho a intenção de ler um novo este mês, mas essa história não me instigou tanto. Talvez por envolver temas políticos, algo que não aprecio muito. Na verdade, não aprecio nada.

    Eu leria pelo suspense, mas não no momento. Talvez um dia.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oiii Ivi, tudo bem? Como fã de thrillers foi impossível ler sua resenha e não sentir vontade de ir correndo ler o livro!!! Inclusive já tenho meu exemplar e agora estou maluca para lê-lo, pois pela sua resenha me pareceu o tipo de suspense que costuma me prender do início ao fim. Vou colocar nas metas!!

    Beijoos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sou apaixonada por esse tipo de leitura e só de ver na sua resenha pude perceber uma trama muito bem construída e repleta de reviravoltas.
    Só me deixou ainda mais animada pra conseguir realizar a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi! Amo suspenses e este com certeza está na lista. A história é atrativa e os personagens bem construídos ajudam a deixar tudo mais interessante. Gosto de personagens que parecem uma coisa mas que a medida que a história avança, temos outra visão e impressão. Amei a dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    OMG! Definitivamente, quero ler esse livro! Adoro livros que nos deixam tão eufóricos que não conseguimos fazer outra coisa senão pensar na história e como chegou aquele desfecho. Dica anotadíssima, espero ler muito em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Hey Ivi!
    Adorei essa dica!
    Suas impressões já me deixaram intrigada, imagino como será a leitura.
    Tenho me aventurado na terra dos thrillers e esse parece ser um daqueles de tirar o fôlego até a conclusão da leitura.
    Obrigada pela dica!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas deve ser por esse livro não fazer muito o meu gênero. Gostei de saber que ficou eufórica com a leitura, adoro ler um livro e pensar que ficaria ótimo em um filme. Adoro demais quando um livro prende pela curiosa pois eu sou uma grande curiosa haha Adorei a resenha ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Ainda não tinha visto esse livro, mas fiquei fascinada com a premissa. Eu gosto muito de livros com suspense e parece que cada vez mais eles estão sendo lançados. Como você elogiou tanto a escrita e a construção dos personagens, tive que colocá-lo na minha lista de desejados. O mais inusitado é que se passa no interior, esse cenário sempre me dá medo, rs. Agora fiquei curiosa sobre essas reviravoltas, vou tentar ler o mais rapidamente possível! ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ivi

    Esse livro está entre os meus desejados desde o lançamento! Adoro quando o autor vai construindo e logo depois desconstruindo tudo aquilo que achávamos que sabíamos. Quem sabe não vira um filme mesmo? Hoje em dia tudo vira filme! Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Oi querida!
    Eu não sou fã de thriller e nem mesmo de suspense. Acho que de todos os gêneros que já li, esse é o único que não me agrada. Eu gostei (muito) da sua resenha, e da sua sinceridade com a obra. Porém, eu não fiquei muito a vontade com uma história onde (na minha opinião) vou ter que "pisar em ovos" para não ser pega e surpresa. Eu sempre deixo passar essas leituras, pois já tive experiências ruins. Espero que outros leitores gostem da obra, pois sua resenha ficou linda.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir