0

Quebra de Confiança (Harlan Coben)

Ficha Técnica:
Nome Original: Deal Breaker
Autor: Harlan Coben
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Ivanir Calado
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-8041-003-7
Editora: Arqueiro
Já havia lido alguns livros da série de Myron Bolitar e finalmente decidi ler o primeiro da série. O novo cliente de Myron é Christian Steele (achei engraçado porque o nome do personagem bem poderia ser uma mistura de Grey e Anastasia, mas Harlan Coben o escreveu muito antes da febre 50 tons, então a opção é descartada). Ele é um jogador de futebol americano promissor, porém, nem tudo é perfeito em sua vida: a noiva Kathy Culver desapareceu há um ano e meio. Além do desaparecimento de Kathy, a família dela lida com outro drama: a morte do pai, Adam Culver em um assalto suspeito. Kathy é irmã de Jéssica, ex-namorada de Myron, o que liga todos os personagens.
“As possibilidades eram infinitas. Não é preciso ter muita criatividade para justificar o desaparecimento repentino de alguém que a gente ama com um milhão de coisas terríveis – ou, mais doloroso até, um milhão de esperanças”. – página 33.
Christian conta a Myron que recebeu envelope misterioso com revista pornográfica, na qual consta a foto de Kathy e algumas ligações misteriosas, Jessica pede a ajuda do ex-namorado para investigar tanto o desaparecimento da irmã como a morte do pai. Sempre contando com a ajuda do amigo Win e de Esperanza, Myron consegue esclarecer alguns questionamentos com as pessoas próximas à Kathy na época.

Mesmo em meio a tensão e suspense característicos do autor, a visita de Myron na central de atendimento tele sexo é bem engraçada; a conversa com um dos jogadores em uma linguagem bem vulgar me pareceu forçada ainda que tenha sido para dar ênfase, assim como um trecho bem desnecessário que cita religião.
“Repasso duas das tarefas principais ao Win: contador e consultor financeiro. Eu sou o advogado. Ele é o administrador. Além disso, temos Esperanza, que é capaz de fazer quase tudo. A coisa funciona bem. Cada um de nós equilibra e completa o outro”. – página 59.
Paralelamente, Myron corre perigo ao tentar ajudar outro cliente, Chaz.  O perigo é ainda maior com a investigação sobre Kathy e Adam, pelos lugares e pessoas com quem se envolve em busca de informações.  Os questionamentos principais são: “Por que Kathy mudou tanto no último ano escolar?” (informação mencionada por sua família) e “Será possível encontrá-la?”. A resposta para a primeira pergunta é compreensível, embora as atitudes dela depois do ocorrido me pareçam exageradas e infantis. A segunda pergunta é a principal para a história e a conclusão se dá de forma muito detalhada, original e inteligente!

Dessa vez, a surpresa característica dos livros de Harlan Coben ocorreu no momento de demonstrar o responsável pelo envio da revista, super bem argumentado e coerente. A forma com que foi revelado o responsável pelo desaparecimento de Kathy também foi bem pensada. O livro trata de amor entre pais e filhos, justiça, traição, culpa e demonstra que toda ação tem consequências. 
“Os anunciantes não gostam de absolutamente nenhuma controvérsia. Lembre-se Myron: nos negócios, a aparência é muito mais importante do que a verdade”. – página 163.
Eu gostei bastante, continuarei lendo a série na ordem correta para saber os próximos passos de Myron Bolitar.




Um pouco sobre o autor: Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa. Alguns de seus livros publicados no Brasil são:

Série Myron Bolitar:
- Quebra de confiança
- Jogada mortal               
- Sem deixar rastros    
- O preço da vitória       
- Um passo em falso    
- Detalhe final
- O medo mais profundo            
- A promessa    
- Quando ela se foi       
- Alta tensão    

Série Mickey Bolitar:
- Refúgio
- Uma questão de segundos
- A toda prova

Livros Independentes:
- Não conte a ninguém
- Desaparecido para sempre
- Não há segunda chance
- O inocente
- Silêncio na floresta
- Confie em mim
- Cilada
- Fique comigo
- Seis anos depois
- Que falta você me faz
- Não fale com estranhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014