13

Os Melhores Protagonistas Infantis


Oi gente que ama livros, o mês de outubro é conhecido no Brasil como sendo o mês da criança, e nada mais pertinente que trazer para vocês, Os Melhores Protagonistas Infantis, na minha opinião.

Vamos conferir?

A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak
Acho que este livro é quase uma unanimidade dentro da literatura contemporânea, porque é raríssimo eu ver alguém falando que não gostou do livro. Aqui temos duas crianças maravilhosas: a Liesel, uma menina órfã, adotada por uma família muito humilde, na Alemanha, em pleno período de guerra. E o Rudy, melhor amigo da Liesel, que vive a mesma realidade econômica da Liesel. Ambos não entendem a guerra, mas tentam viver a infância, apesar de todos os horrores que estão presenciando. O livro é muito mais que esse meu resumo, mas apenas digo que Liesel e Rudy entrarão no seu coração para todo o sempre.
Extraordinário – J.R. Palacio
Mais uma vez, um livro queridinho dos atuais leitores, porque simplesmente não tem como não amar profundamente este enredo, e por conseguinte, o protagonista, o Auggie, um menino que nasceu com uma séria deformidade facial e tem um rosto muito diferente das outras crianças. O livro vai nos contar o momento em que Auggie terá que enfrentar a escola, fazer amigos e sentir na pele, o bullyng. O personagem é incrível, mas os personagens que orbitam ao redor do Auggie, também são maravilhosos e se você ainda não leu, deve parar tudo agora e correr para ler este livro.
Resenha AQUI
Memórias de um amigo imaginário – Matthew Ring
Este livro aqui é bem pouco conhecido e tem uma história poderosa Aqui temos um amigo imaginário contando a história de um menino com Aspenger. O Max, o garoto da história, inventou o Boo e ele é o seu melhor amigo e é ele quem vai nos contar a história do dia em que o Max é sequestrado e como conseguirá fugir. Gente, sério, o livro é emocionante, forte, tenso e cheio de amor. Um menino com algumas limitações sociais, terá que vencer os próprios medos. Lindo!!!
Resenha AQUI
O Menino do Pijama Listrado – John Boyne
Este aqui é o livro mais popular do meu autor favorito e não é em vão. O livro nos traz o Bruno, um garoto que é filho de um homem que é um dos altos comandantes do exército alemão e eles estão na segunda guerra e Bruno acaba fazendo amizade com um menino judeu, que mora em um dos campos de concentração. Muita gente não quer ler o livro porque já viu o filme e o filme é muito triste. O livro é tão ou mais triste que o filme, porém precisa ser lido porque o Bruno merece a sua atenção.
Resenha AQUI
Quarto – Emma Donoghue
Aqui temos o Jack, um menino que nasceu dentro de um quarto e nunca saiu de lá, porque ele é o fruto de um sequestro em que sua mãe, mantida a anos em cativeiro, é violentada diariamente. Porém, apesar de toda a tristeza desta realidade, a mãe do Jack criou uma realidade dentro do quarto, de forma que o Jack não tenha necessidade de ir para o mundo lá fora, até que a mãe sente a necessidade de fugir daquele lugar. Nem se eu ficar anos falando deste livro, eu conseguirei expressar o quanto esta narrativa é poderosa e tensa. Jack é fascinante e a mãe dele, digna de uma das melhores mães do universo.
Resenha AQUI

Estas são as minhas escolhas para protagonistas infantis. Eu ainda poderia colocar muito mais, como O Pequeno Príncipe ou a Willa, do livro Proibido, mas estas escolhas aqui, são as primeiras que me vem a mente quando penso em crianças dentro da literatura.

E quais seriam as escolhas de vocês??? Estou curiosa para receber indicações de livros que tenham pimpolhos no comando das histórias.

Beijos
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Olá Ivi. Amei sua seleção. Li alguns e posso dizer que são livros fantasticos. Para mim o melhor protagonista infantil é o de extraordinário, embora também goste da menina que roubava livros. Eu nunca li o quarto, mas quero muito ler, parece-me ser uma leitura diferente. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivi,
    Conheço quase todos os personagens e tenho que dizer que suas escolhas foram incríveis. De todos, o Auggie é meu personagem infantil preferido da vida. Outra personagem infantil que amo de paixão é a Caitilin, de Passarinha.
    Sobre o Bruno: ele é um personagem incrível, com um coração que enche o meu de alegria e esperança.
    Quero muito ler Quarto e fiquei muito mais curiosa para ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu só li o livro Quarto e realmente é uma leitura intensa. daquelas que você não quer largar, mesmo com o tema tão forte. Foi um livro emocionante e ao mesmo tempo que me deixou com raiva. Adorei as indicações.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Desses livros eu só não tenho o Memórias, mas acredita que nunca li nenhum dos que tenho? Uma mistura de falta de tempo, com muito trabalho acumulado. Mas é sempre bom ver posts falando desses livros, e com indicações positivas. Isso me faz lembrar que eles estão por aqui, em algum lugar, e que devo lê-los.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Oie Ivi, tudo bem? Adorei o post!!! A Menina que Roubava Livros é um dos meus livros favoritos da vida, e lembrarei sempre com carinho da Liesel e do Rudy <3 Personagens maravilhosos. O Auggie também é um personagem incrível! Ansiosa pelo filme. O Menino do Pijama Listrado <3 Amor demais por esse livro! Quarto é um livro que quero MUITO ler. Espero fazer isso em breve.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ivi. Tudo bem?
    Nossa, eu achei incríveis as suas escolhas. Com certeza, eu também colocaria alguns desses na minha lista. O único que eu ainda não tinha ouvido falar é o segundo: Memória de um amigo imaginário. Dos outros, o único que eu já li foi O Menino do Pijama Listrado, que para mim é um livro simples, mas ao mesmo tempo incrível. Eu simplesmente fiquei fascinado como ele, embora ele seja bem simples. Eu assisti ao filme, mas confesso que ler o livro é bem mais emocionante. Agora com relação à A Menina que Roubava Livros e Quarto, eu só assisti aos filmes que têm que foram baseados neles. Gostei bastante dos filmes, mas também tenho muita vontade lê-lo. Espero que tenho a oportunidade de fazer isso em breve. Eu adorei a sua postagem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oiee Ivi ^^
    Rudy é mesmo um menino especial, né? Também gosto muito da Liesel, mas o Rudy tem um lugarzinho especial no meu coração. Auggie e Jack também são incríveis, eu também os teria colocado num ranking desses. Os outros livros eu ainda não li *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ivi!
    Dos personagens que você citou só conheço a Liesel da Menina que roubava livros, adoro essa história. Tenho muita vontade de conhecer Extraordinário, talvez em breve!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Nossa, adorei o post! Então, dos livros citados eu só li A meninas que Roubava livros e adorei, o livro realmente é bom, os outros citados eu já conhecia de nome, exceto Memórias de um amigo imaginário, que parece ser ótimo, vou até anotar a dica. Entre os outros o que eu mais tenho vontade de lê é Quarto.

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Adorei seu post!
    Dos livros já li A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, EXTRAORDINÁRIO e O MENINO DO PIJAMA LISTRADO e ambas são crianças adoráveis e que nunca vão sair da minha memória de leitor. QUARTO é um livro que anseio muito a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olha, desses livros que você mencionou, eu só li A menina que roubava livros e O menino de pijama listrado, e posso dizer que amei os dois. Quero muito ler Quarto e Extraordinário. Amei o seu post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  12. Oie Ivi,

    Eu fiquei apaixonada com a escolha dos seus persongens. Confesso que Auggie me marcou muito por sua pouca idade e também o desejo de criar laços. O mais engraçado é que aqueles que ficaram contra eles o aplaudiram de pé. Outros dois que me marcam é a menina que roubava livros e o menino do pijama listrados. São crianças mas que sofreram desde cedo!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ivi =)
    "A Menina que Roubava Livros" e "O Menino do Pijama Listrado" eu assisti apenas o filmes, ainda quero ler os livros. Li um livro do J.R. Palácio e não gostei, mais todo mundo fala bem do "Extraordinário". "Quarto" eu não conhecia. "Memórias de um amigo imaginário" realmente parece ser lindo. Beijos'

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014