19

Minhas Piores Ressacas Literárias - Parte 1


Oi gente que ama livros, hoje eu começo a contar para vocês os livros que me causaram As Piores Ressacas Literárias até hoje. Foram livros intensos, tristes, bem escritos e inesquecíveis. Livros que me impediram de mergulhar em uma próxima leitura com a rapidez de sempre, mas me deixaram ruminando, pensando, sofrendo com a leitura que já havia se encerrado. Vou dividir o post em duas partes, porque como eu adoro uma sofrência, são muitos livros e quero falar direitinho de cada um deles. Como de costume, organizei esta lista em ordem alfabética, porque é impossível fazer um ranking sensato com estas histórias.

A Menina de Vidro (Jodi Picoult)
Vamos começar com um livro que quando eu terminei, eu simplesmente gritei no final do livro: POR QUE? POR QUE? POR QUE? O livro nos conta a história de uma mãe que tem uma filhinha com ossos tão frágeis, que podiam se quebrar se por acaso, ela se sentasse de um jeito mais brusco. Essa patologia, até que foi percebida nos exames pré natais, mas apenas se confirmou quando a criança nasceu com os braços quebrados. Então, a mãe tem a oportunidade de processar a obstetra. A questão é que a obstetra, é a sua melhor amiga e no processo, ela terá que declarar que era melhor ter abortado. Este é o enredo e não adianta julgar essa mãe antes de conhecer a história de verdade, porque a autora é tão malvada, que ela dá excelentes argumentos pra todos os pontos de vista trazidos na narrativa. O final deste livro foi um tapa estalado na minha cara e fiquei revoltadíssima. Se eu parei de ler a autora? Claro que não, porque na verdade, eu amo sofrer.
Resenha AQUI

Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes)
Se você não passou os últimos 5 anos embaixo de uma pedra, deve saber que este livro traz a história de amizade entre uma cuidadora e seu paciente, um homem com tetraplegia. Este livro, causador de muitas lágrimas entre os leitores, foi uma ressaca que só de lembrar, me deixa cansada. A sensação que tive ao concluir este livro, é que eu tinha levado uma surra e estava doente com as dores. A sensação é que o que aconteceu com os personagens, tinha acontecido com alguém muito próximo a mim e assim, eu não conseguia administrar a tristeza. Este é um dos melhores livros que eu já li na minha vida e por ainda não ter superado aquele final, não li a continuação que o livro ganhou. Ainda estou guardando, respeitosamente o luto.
Resenha AQUI

Dançando Sobre Cacos de Vidro (Ka Ranckouk)
Este livro aqui, não me causou uma ressaca apenas na conclusão do livro, mas durante todo a leitura, foi um sofrimento sem fim. Aqui temos um casal complicado, cada um com seu histórico de trauma e com uma doença física diferente e esperando o primeiro filho. Com uma narrativa muito melancólica, mas quase poética de tão linda, chorei durante várias cenas da história, totalmente emocionada com a coragem e o amor que um teve pelo outro e claro, no final, como se meu coração já não estivesse massacrado, a autor passou o trator sobre os meus sentimentos. O livro é intenso, bonito, bem escrito e sobre tudo, muito triste. Mas vale cada letra impressa nas páginas, porque a história é inesquecível e muito reflexiva.
Resenha AQUI

Dezenove Minutos (Jodi Picoult)
Neste livro aqui, temos um tema muito desgastado, mas que nem por isso, foi banalizado na narrativa. Aqui temos um adolescente que após sofrer bullyng durante toda a sua vida escolar, aos 18 anos, entra na sua escola armado e dispara contra todos, matando dez pessoas e deixando várias feridas. A questão é que ele não se matou no final do massacre e terá que enfrentar o julgamento. O livro então se desenvolve sobre a vida deste jovem e nos conta todos os detalhes e humilhações que ele sofreu e acreditem, a autora quase que me fez justificar a atitude horrível dele. Outra vez temos um livro da Jodi Picoult estraçalhando minhas emoções, porque ela humanizou um monstro. Ela conseguiu fazer eu questionar os meus princípios e valores e por mais que eu soubesse que o assassino tinha que pagar por aquelas mortes, eu estava sofrendo por ele. Foi um livro me me deixou tão triste e cansada emocionalmente, que eu lembro que fiquei muitos dias sem iniciar uma nova leitura e até hoje, dois anos depois de conhecer esta história, ainda lembro das emoções da leitura.
Resenha AQUI

Estes quatro livros formam a primeira parte do meu post com As Minhas Piores Ressacas Literárias. Vocês leram alguns destes livros que citei? Quais foram as piores ressacas literárias para vocês? Deixem nos comentários porque eu vou, com certeza, querer conhecer.

Beijos
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Olá
    Como eu era antes de você me deixou com uma ressaca literária enorme, acho que, pelo que me lembro, foi a pior de todas mesmo. Mas também, acho impossível evitar né?! Dos que você citou foi o único que li, mas gostaria muito de ler Dançando sobre cacos de vidro, porque só leio ótimos comentários a respeito.
    Beijos, Fer - www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. "Como eu era antes de você" me deixou com uma ressaca sem fim! Ainda não li "dançando sobre cacos de vidros", mas bom saber que ele vai destruir meu coraçãozinho haha.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivi.
    Desses o único que li foi "Como eu era antes de você".
    Quando eu terminei de ler fiquei duas semanas pensando seriamente em vender meu carro, pegar uma mochila e sair para o mundo.
    Me fez refletir muito e a sensação de que eu estava desperdiçando minha vida foi enorme.
    Então só posso dizer que foi uma senhora ressaca.
    Tanto que depois dele, em prol da minha sanidade, eu estou evitando romances/dramas que trazem uma carga reflexiva muito grande.

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Ivi. Tudo bem? Eu passo por muitas ressacas :( Mas sabe que nunca parei para pensar no que causa isso?
    Acho que fico assim quando leio vários livros ruins em seguida, depois de um muito bom. Eu acho, não tenho certeza. Vou começar a observar hahahahah
    Dos livros citados, não li nenhum. E só conhecia como eu era antes de você de dançando sobre cacos de vidro. Pretendo ler os dois ainda. Mas fiquei bem interessada nos livros da Jodi. São duas propostas bem diferentes. Mas no segundo, acho que teria uma percepção um pouco diferente. Não acho que o menino foi um monstro. Sei lá. É muito triste o que alguns adolescentes passam na escola :(
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai Ivi, eu comprei cinco livros esta semana e olha que foram diferentes , porque tinha Jane Austen e Emily Bronte e outros que nunca li e eu ia pegar esta Picoult, mas vi que era num estilo de chorar sempre e decidi não fazer e você só comprovou isto. Chega de chorar....

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,
    Eu acabei de ler uma resenha sobre o livro Dançando sobre cacos de vidro. E vi que ele é lindo, uma ótima escrita e tudo mas. Mas a historia é devastadora com o seu coração. Sobre Como eu era antes de você, eu já li tanto sobre esse livro que já sei as falas decoradas.

    Mas adorei o post, valeu super a pena saber quais livros tem o poder de te destruir emocionalmente ♥

    Beijoss,Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum desses mas morro de vontade de ler COmo eu era antes de voê e Dançando sob cacos de vidro. Eu ainda não conhecia A menina de vidro e já fiquei curiosa também a premissa me interessou.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Da sua lista li somente Como Eu Era Antes de Você e não cheguei nem perto de ficar de ressaca. Ainda não li nenhum livro da autora Jodi Picoult mas você me deixou extremamente interessada pelo A Menina de Vidro. Pelas suas impressões esse livro parece ser arrebatador e estou doida pra saber qual foi o desfecho, afinal, quando o assunto é leitura eu também amo sofrer haha. Adorei o seu post, foi muito legal saber quais livros te deixaram em ressaca literária e acabaram sendo ótimas dicas.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ter ressaca literária não é nada legal e, assim como você, me afundei em uma após a leitura de Como eu era antes de você. Demorou um tempão para que eu conseguisse seguir com as leituras.
    Os outros livros eu não conhecia, mas anotei as dicas mesmo sabendo que corro o risco de passar por isso com a leitura delas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu adorei ler o artigo... Sim, muitas vezes pegamos umas ressacas e para sair e dos diabos mesmo! :) ahah

    Mas ainda bem que gostsate das leituras e foram ressacas das positivas! :) hehe A Jodi Picoult ficou em alta nessa lista! :) QUero ler algo dela e para alem disso li recentemente como eu era antes de você..

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi,
    Ai nem gosto de ouvir essa expressão "ressaca literária", ela tem me pegado com mais frequência do que gostaria. Dos livros citados só li Como eu era antes de você e, garanto, peguei uma baita ressaca.
    A Jodi Picoult está em alta nessa lista e ver isso me deixou com medinho de ler algo dela.
    Estou louca para ler Dançando sobre Cacos de Vidro e já vou me preparar para pegar uma ressaca.
    Um livro que me deixou mal foi Belgravia, demorei quase um mês para voltar ao normal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Ai menina deixa eu te contar, odeioooooooo ter ressaca desse jeito sabia? Arghhhhh!!!
    Mas dessa sua lista, acredita que eu ainda não li nenhum? Tenho até vergonha de dizer que não li o Como eu era antes de você ainda... mas é isso ai :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ivi!

    Adoro livros que me fazem chorar, pensar, refletir sobre situações do dia-a-dia, que me fazem enxergar o outro lado da moeda. Simplesmente amo! Dos livros citados só li Como eu era antes de você e quando terminei a leitura devorei um pote de sorvete, porque a bad estava grande. Enfim, já salvei seu post no meu celular para ler os outros livros <3

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ivi, já tive várias ressacas literárias, mas nenhuma com os livros que você citou. Disparado os que mais tive ressaca foram todos das crônicas de Gelo e Fogo, impossível não reagir a tal leitura. Esse ano dois livros me deixaram sem fôlego (não pelo conteúdo, mas pelo envolvimento): Novembro, 9 e I Swear on This Life. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Dos livros citados só li "Como eu era antes de você" e confesso que fiquei numa baita ressaca literária também! Tanto com ele quanto com o livro "Depois de você"! Fiquei bem curiosa com dezenove minutos. Gosto de livros que tratam de bullying. Falando nessa temática, um livro que me deixou numa ressaca danada que envolve a mesma foi: os 13 porquês. Adorei o post!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Eu amo quando eu fico de ressaca literária e olha, faz um tempo que eu não fico em uma :/ Dos livros que vc citou, eu só conheço 'Como eu era antes de vc' e também não li nenhum dos livros citados. Gostei da premissa dos dois da Jodi Picoult e já quero ler.
    Amei suas dicas!

    Beijos!
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  17. Ressaca literária, por mais que nos faça sofrer, é uma comprovação de que o livro é bom. Então eu adoro quando isso acontece.
    Dos livros que você citou, conheço apenas Como Eu Era Antes de Você. Mas me interessei, e muito, pelos livros da Jodi Picoult. É a primeira vez que ouço falar dela, mas já me sinto conquistada.
    Já estou querendo ler.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ivi, tudo bem? Dos livros citados eu só li Como Eu Era Antes de Você é também de ressaca literária. Recentemente li o Último Adeus que me deixou igualmente de ressaca.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivi

    É tão bom, e ao mesmo tão ruim, quando lemos aquele livro que faz com que todos os outros sejam inferiores, mas a bendita da ressaca é pessima. Foram poucas vezes que me senti assim, mesmo o livro me impactando, sempre busco seguir em frente hahhhah Mas adorei vc ter compartilhado com a gente.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014