18

Harry Potter e a Câmara Secreta (J. K. Rowling)

Ficha Técnica:
Nome Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Autora: Harry Potter e a Câmara Secreta (J. K. Rowling)
Tradução: 
País de Origem: Inglaterra
Número de Páginas: 252
Ano de Lançamento: 1998
ISBN-13: 9788532527851
Editora: Rocco

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 74º livro lido em 2016 e foi Harry Potter e a Câmara Secreta (J. K. Rowling). Em 2010, eu li o primeiro livro da saga mais popular e amada do universo, Harry Potter e a Pedra Filosofal, porém, apesar de ter concluído a leitura e de ter gostado do livro e da história, eu não senti vontade de seguir com a série imediatamente. Mais de um ano depois, no início de 2012, eu comecei a ler este livro aqui, porém a leitura não funcionou e eu abandonei. Então, você deve estar se perguntando o motivo que me fez voltar a este livro apenas este ano e o motivo real, é que meu filho que tem 9 anos, ama a série, assistiu todos os filmes várias vezes e começou a ler os livros e me pressionou a ler também. E se esse não fosse eu melhor motivo do mundo, também tinha a questão do Desafio Literário 2016, em que um dos itens é dr uma segunda chance para um livro abandonado e eu achei que ler  Harry Potter e a Câmara Secreta, seria uma boa maneira para cumprir com este quesito.

Claro que se você não esteve embaixo de uma pedra durante os últimos 20 anos, você deve saber que Harry Potter é um menino bruxo que com a morte dos seus pais, enquanto ele ainda era um bebê, foi deixado aos cuidados dos tios e cresceu até os 10 anos, ignorando o fato de que ele tinha poderes e mais que isso, um legado a cumprir.


No primeiro livro, Harry descobre que é um bruxo e depois da resistência dos tios que o criaram, ele vai para Hogwarts, se preparar para a vida e lá, além de fazer amizades lindas, também consegue evitar que o vilão de toda a saga, Voldemort, consiga a pedra filosofal e retorne ao mundo para realizar mais maldades.

Este livro aqui, o segundo volume da saga, encontramos Harry em férias, na casa dos tios e desejando muito voltar para a escola, porque realmente, os tios do Harry são horríveis em todos os sentidos. E em um dia, particularmente tenso, em que ele é proibido de sair do quarto porque os tios receberão uma visita importante, um elfo aparece no quarto dele, dizendo que ele não pode voltar para Hogwarts. Esse elfo, chamado Dobby, causa uma confusão enorme na casa dos tios do Harry e eles, colocam grades nas janelas, para que Harry nunca mais saia de casa. Porém ele é resgatado pelo melhor amigo Rony Wesley e consegue voltar para a escola.


Já na escola, ataques a nascidos trouxas, começam a acontecer e Harry descobre a existência da lenda da Câmara Secreta, supostamente construída por um dos quatro fundadores: Salazar Slytherin, o fundador da Sonserina. Dentro da câmara reside um monstro que só poderia ser controlado pelo próprio herdeiro de Slytherin e o livro se desenvolve sobre descobrir quem é este herdeiro. É a partir dessa trama, que várias outras subtramas e mistérios ganham dimensão dentro da narrativa; há a resolução do mistério de Hagrid e de porque ele deixou a escola, algo que foi iniciado no primeiro livro, e há também novos mistérios que somente serão resolvidos em outros livros.

Muita coisa acontece neste livro, uma aventura maior que a outra e quando eu terminei de ler, estava devastada com tantas coisas e descobertas. A genialidade e inteligência da autora se revela  na forma de como ela conduziu o mistério no plot central deste enredo, mas também, no bom humor, muito bem inserido em diversas cenas ao longo da narrativa.


Li este livro com o meu filho, um capítulo por dia, as vezes dois, dependendo do nosso cansaço a noite, mas o mais delicioso disso, foi que em muitas vezes, eu e ele riamos descontroladamente por causa dos diálogos e das situações engraçadas que a história trouxe.

Foi divertido e interessante. E ainda que eu esteja aqui me sentindo uma idiota por falar de uma história que todo mundo já está cansado de saber como é, me sinto muito feliz de ter lido e da leitura ter sido proveitosa. Mais que isso, não vejo a hora de embarcar no próximo livro e reencontrar todos os personagens que me cativaram e, seguir odiando os que me despertaram asco. 

Se eu recomendo? Como não recomendar? O livro é ótimo!!! Uma história com uma veia infanto juvenil muito inteligente. Que fala sobre a importância da amizade, e que sobretudo, a relevância das nossas escolhas, para toda a vida.

Amei!!!

Observação: A leitura deste livro cumpre com os itens 08 e 14 do Desafio Literário 2016. O item 08 seria a leitura de um livro que eu tivesse abandonado no passado. Teria que dar uma segunda chance. E o item 14 seria a leitura de um livro engraçado e sem sombra de dúvida, este aqui é muito engraçado.
Se vocês tiverem sugestões para os outros itens que eu ainda não cumpri, aguardo ansiosamente!!!


Um pouco sobre a autora: J.K.Rowling, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Seus livros, traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros. Seus livros publicados no Brasil são:

1997 Harry Potter e a Pedra Filosofal
1998 Harry Potter e a Câmara Secreta
1999 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2000 Harry Potter e o Cálice de Fogo
2001 Animais Fantásticos e Onde Habitam
2001 Quadribol Através dos Séculos
2003 Harry Potter e a Ordem da Fênix
2005 Harry Potter e o Enigma do Príncipe
2007 Harry Potter e as Relíquias da Morte
2008 Os Contos de Beedle, O Bardo
2012 Morte Súbita
2013 O Chamado do Cuco
2014 O Bicho da Seda
2015 Vocação para o Mal
2016 Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Ivi meu sonho de consumo é ler essa série todinha.
    Só li os dois últimos livros e apesar dos filmes serem bem fies, a leitura traz muitas outras descobertas dessa história.
    A Câmara Secreta foi o primeiro filme que vi no cinema, então acho que ler o livro terá um gosto dos especial.
    Não se sinta idiota por falar de uma história que todo mundo está cansado de saber. Acredite eu conheço uma pessoa que nem os filmes assistiu. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde! Acredita que apenas vi alguns filmes? Ainda não li os livrod e acho mágico esse encanto que os leitores tem pelas histórias, quando a gente gosta não cansa de falar sobre o assunto, prometo que ainda lerei todos, bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o livro que eu menos gostei de toda a saga... Mas, ele é importante pro andamento da história, né? Ótima resenha, flor!

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi!
    É até difícil falar da série sem me exaltar, porque eu simplesmente amo esses livros e essa mulher, que foi a principal causadora por eu ser essa pessoa louca por livros.
    Esse não é o meu favorito, mas não tem como não gostar... E do jeito que você leu deve ter sido muito gostoso para ambos. E que bom que seu filho conseguiu fazer com que você desse mais uma chance para a série, rsrs.
    Eu pretendo reler esse ano. Vamos ver se dá tempo.
    Adorei a resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/09/a-lista-resenhadesafio.html

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Que forma mais gostosa de dar uma chance a esse livro não?!
    Fiquei encantada que você foi lendo com seu filho e essa interação os fizeram rir bastante juntos!
    Ainda não li os volumes da série pelo fato de ser meio do contra. Não gosto de nada que esteja muito na modinha ou todos comentando pois isso influencia muito a leitura. Mas pretendo ler no futuro sim, pois adoro livros que tratem de magia.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meu amor pelos livros... Começou lendo Harry Potter então já dá para notar que eu tenho um carinho todo especial pela serie não é? Esse livro representa muito de minha infância e adolescência. Tenho várias edições e pretendo fazer como voce: um dia lerei com meu filho!

    ResponderExcluir
  7. Heey Ivi, tudo bem? Que legal você ter lido o livro com seu filho <3 E que bom que gostou tanto da leitura. Eu comecei a ler a saga ano passado, mas ainda não passei do terceiro livro. Preciso continuar essas leituras em breve, pois adoro esse universo de HP <3 Espero que você goste do terceiro, é maravilhoso! Adorei a resenha :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi,
    Aww, como seu filho é amorzinho! Que fofo ele te incentivar a ler HP porque está lendo também, adorei isso!
    Já li todos os livros da saga e agora estou lendo Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.
    Acho que a história foi muito bem construída e tem de tudo um pouco. A J.K. não focou apenas em Voldemort ser ruim e querer matar Harry, ela focou na amizade, na importância delas, na confiança, força de vontade e coragem. Acho que o livro é bem inspirador para os pequeninos.
    Fiquei com vontade de reler agora.
    Beijos!
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oie!!!
    Nunca é tarde pra ler e resenhar sobre Harry Potter!!! E você está tendo o melhor motivo de todos pra ler a série; ler com seu filho e criar junto com ele o hábito da leitura!
    Espero que vocês se divirtam muito com suas futuras leituras!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi oi Ivi,
    Eu nunca terminei de ler os livros. Eu sempre começo a ler, mas paro nesse mesmo livro "A Ordem da Fênix".
    Como já li o livro que você citou na resenha então acho que vou começar novamente, mas não vou parar mas.

    Sobre a sua resenha, eu gostei muito. Você ressaltou vários pontos que gosto e também falou de uma coisa que todo leitor encontrará na leitura, Comédia. Essa leitura foi bem fluida e leve, mesmo com os acontecimentos que rondam os personagens.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  11. Olá! HP fez parte da minha infância, tanto os filmes como os livros, e sou completamente apaixonada pela série, então fico muito feliz quando alguém começa a ler e se apaixona também (alegria ainda mais compartilhada por seu filho também estar entrando neste universo), só amor <3 beijos, espero que curta os próximos ;)

    Luana

    ResponderExcluir
  12. Oie! Nossa faz tanto tempo que li Harry Potter que nem lembro direito mais, comprei o box novo e acho que vou fazer maratona pro meu próximo evento.
    É tão bom ler eles, a tia Jo soube escrever e melhorar a escrita a cada livro, tu percebe que não é apenas para uma criança, mas sim para todos que gostam de leitura.
    Boa aventura para os próximos.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Todo mundo ama essa série, mas acredita que eu ainda nao li e não sei se irei tão cedo? Isso porque não sou fã de séries e essa não chama tanto a minha atenção. Mas lendo sua resenha fiquei um tanto curiosa, parece ser uma historia bem bolada mesmo e engraçada. Enfim, um dia ainda pretendo ler e conhecer esse universo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Oi Ivi,
    Eu particularmente não gosto da série e nem dos filmes. Já tentei inúmeras vezes, mas por algum motivo não vingou. Mas sua experiência foi excelente, principalmente por causa da companhia de leitura, achei fofo demais Ivi. E que bom que dessa vez você aproveitou a leitura melhor que a tentativa passada.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Olá Ivi!!

    Menina, achei muito interessante você estar lendo essa série com seu filho. Mais que interessante, achei lindo.
    Harry Potter é o grande amor da minha vida, devo ter lido com a mesma idade do seu filho.
    Eu amo esse segundo volume, embora o próximo seja meu preferido. Mas em relação à adaptação cinematográfica esse é o que eu mais gosto. Concordo contigo, essa livro é muito engraçado mesmo.
    Enfim, mal posso esperar pela próxima resenha. 💗

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivi
    Sempre é uma delícia ler uma resenha de livros de HP. Eu pretendo reler todos assim que tiver um tempinho.
    Gostei das suas impressões sobre a câmara secreta e pude lembrar de tantos detalhes que havia esquecido! Mas preciso confessar que esse é o livro que menos gosto na saga.
    Que legal que você leu o livro com seu filho! Maravilhoso compartilhar uma leitura com pessoas que amamos.
    Não se sinta idiota. Sempre existirá alguém que adorará ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oiee Ivi ^^
    Fico feliz em saber que a leitura foi tão proveitosa para você e para o seu filho. Eu adoro os filmes do Harry, mas, quando fui ler o primeiro livro, não gostei muito. Acho que coloquei muita expectativa em cima da história, sabe? Não sei o que aconteceu, mas achei a escrita da autora muito cansativa *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Ivi.

    Eu sou extremamente encantada pelo mundo de Harry Potter, mas até então eu so tive a oportunidade de ver os filmes.

    Mal posso esperar para comecar a degustar cada um dos volumes da série e tenho certeza que será uma leitura bastante proveitosa, assim como a sua.

    (:

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014