16

Meus 5 Livros Favoritos Sobre Guerras ou Nazismo


Oi gente que ama livros, hoje compartilho com vocês os meus 5 livros favoritos que abordam guerras ou nazismo. Este tema é muito usado na literatura contemporânea e, mesmo assim, na minha opinião, ainda surgem livros que conseguem inserir o tema e este cenário de horror, sem desgastar o assunto.

Particularmente, eu me interesso bastante por enredos com guerras e sempre que surge algo novo, eu quero ler, mas os meus favoritos dentro do assunto, são os que vou compartilhar aqui com vocês:

A Bibliotecária de Awshivitz (Antonio G. Iturbe): Este livro foi uma daquelas surpresas maravilhosas. Eu imaginava que era mais uma história que tentaria fazer algum sobrevivente se tornar um herói. Todos os judeus e perseguidos daquela época foram heróis, eu não não tenho a menor dúvida disso, porém este livro nos traz uma garota que durante o período em que morou em um dos campos de concentração na Polônia, escondia dentro das suas coisas, alguns livros que ela levava para ler para os mais novos, ou emprestar para os mais velhos. Dita Krauss, com a ajuda de Fredy Hirsch, não mediam esforços para que o hábito da leitura não se perdesse no meio daquele caos. O mais impressionante de tudo, é que Dita existiu, isso não é uma ficção e foi uma das personagens mais carismáticas e amáveis do meu mundo literário.
Resenha AQUI

A Menina que Contava Histórias (Jodi Picoult): Neste livro, que se inicia nos anos atuais, encontramos a Sage, uma garota judia que sofre a três anos pela morte da mãe e que cuida da avó, já bem velhinha. Em um dos seus encontros com o grupo de enlutados, Sage conhece um senhor muito idoso e eles se tornam amigos, porém, com o avançar da amizade, ele confidencia para ela que foi um soldado alemão em campos de concentração. Sage fica inconformada porque sabe que sua avó, é uma sobrevivente do Nazismo e ela decide denunciar o idoso, mesmo sabendo que ele pode morrer antes de ser julgado pelos seus crimes de guerra. O livro é de uma originalidade incrível. Consegue abordar o tema e nos faz viajar pelas memórias do soldado e pelas memórias da avó de Sage, de forma que conseguimos sentir o terror de ter vivido aquilo. Com certeza, um dos melhores livros que eu já li sobre o assunto.
Resenha AQUI

A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak): Este livro, um dos queridinhos entre os leitores atuais, conhecemos a Liesel, uma menina alemã, pobre e com a família dizimada em função da pobreza que assolava a Alemanha no período da segunda guerra mundial. Liesel é adotada por uma família bem humilde, mas é lá que ela aprende a ler e desenvolve o estranho hábito de roubar livros. O livro traz uma face da guerra que poucos livros contam: a vida dos alemães pobres. É comum se pensar que todos os alemães era a favor da guerra, porém o livro se desenvolve sobre personagens que nada tinham a ver com isso. Liesel é aquela personagem que entra no nosso coração e não sai mais e juntamente com os outros personagens da trama, nos satisfaz em um livro incrivelmente original e bem escrito!


O Menino do Pijama Listrado (John Boyne): Acredito que este seja um dos livros mais populares no assunto. A capa original do livro, já nos remete ao uniforme que os judeus eram obrigados a usar nos campos de concentração. Neste livro, temos o menino Bruno, um garoto que é filho de um oficial alemão e se muda com toda sua família para a Polônia e, a residência nova deles é ao lado de um dos campos. Bruno não sabe o que está acontecendo, não entende nada sobre o trabalho do seu pai ou sobre a guerra, porém , em uma de suas andanças pela região onde mora, ele conhece um garotinho que está do outro lado da cerca e com ele, faz uma bonita amizade. Este livro tem uma narrativa simples e leve, porque afinal e narrado sob o ponto de vista de Bruno, porém, ao mesmo tempo, não esconde nada e tem um final destruidor. Sempre o recomendo para quem ainda não leu, porque realmente, é um livro que choca, entristece, mas que nos faz entender que a guerra fez vítimas em todos os lados envolvidos.
Resenha AQUI

O Pacifista (John Boyne): Desta vez, o cenário é a Primeira Guerra Mundial e conhecemos o Tristan, um garoto de 16 anos, que mentiu a idade para ser recrutado para a Guerra. O livro tem inicio quando a guerra já terminou e ele se encontra com Marian, a irmã do seu melhor amigo, com o objetivo de devolver para ela, as cartas que ela escreveu para o irmão e que o mesmo não sobreviveu. Não é Spoiler porque o livro começa com a morte do Will. Tristan então, neste encontro, recorda como foi a amizade com o Will e desvenda para ela, o motivo que matou o seu irmão. O livro é intenso e traz uma abordagem totalmente original sobre o assunto. A amizade de Tristan e Will, me fez pensar na multidão de soldados que com certeza passaram pelos mesmos problemas que os dois enfrentaram sozinhos e achei corajoso da parte do autor, inserir o tema em um livro que já trazia a sua carga emocional elevada. O livro é um dos meus preferidos da vida e só de falar nele, me deu uma saudade imensa dos personagens.
Resenha AQUI

Estes são os meus livros favoritos que abordam o tema, mas eu ainda incluiria outros mais, porque já li outros livros muito bons com este assunto. Tive o cuidado de colocar os livros em ordem alfabética, porque dentro do meu coração, não tenho a capacidade de decidir qual gosto mais, então, se você gosta do tema, recomendo  que leia todos eles, porque são realmente maravilhosos.

Deixe nos comentários, quais são os seus favoritos dentro deste tema, vou adorar ler coisas novas com esta premissa.

Beijos
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Oi Ivi, dentre os livros que você citou, o único que ainda não li foi O Pacifista, mas tenho muita curiosidade em adquiri-los. Também curto bastante ler sobre esse gênero e sou apaixonada especialmente por A menina que roubava livros (inesquecível mesmo), assim como também adoro O menino do pijama listrado e A menina que contava histórias.
    Boas leituras!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu também adoro livros que falam sobre guerras e, especialmente, sobre o nazismo alemão na década de 40. Sempre aprendemos muito com eles e somos capazes de voltar no tempo com seus enredos! Essa lista que publicou é fantástica, já li alguns desses exemplares e outros estão na minha lista de desejados, como O Pacifista e a Biblioteca de Awshvitz!
    Livros de história, além de nos desenvolverem academicamente, causam uma reflexão capaz de mudar o modo que pensamos para que consigamos nos tornar pessoas melhores. Parabéns pela publicação!
    Grande abraço, Filipe - Pena Pensante!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de AMAR o tema, li poucos livros que abordam o assunto.
    Da sua lista, apenas A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado, mas eu conheço O pacifista e já está na minha lista de leituras há séculos.
    Os outros livros, apesar de não conhecer, me fez ficar bastante curiosa pra embarcar novamente nesse tema tão importante e interessante!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Dos livros que você citou o único que eu li foi A Menina Que Roubava Livros, mas era tão novinha quando li que acredito não ter absorvido nem metade do que a história tem a oferecer. Tenho muito desejo de ler livros sobre este assunto e depois desta lista vai ser mais fácil decidir por qual começar.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivi, tudo bem, lindona?

    Olha, eu acredito que esses sejam livros maravilhosos, entretanto, eu não me interesso por livros com essa temática. O único que um dia eu ainda lerei é AMQRL, pois sinto que preciso conhecê-lo.
    Meu namorado é alemão, nos quatro anos que estamos juntos eu conheci muitas histórias tristes e aterrorizantes sobre esse período tão triste da nossa história. Não acho que seja uma leitura prazerosa, vivenciar, mesmo que de uma forma tão distante, os horrores de uma época tão triste, onde a gente pode perceber a capacidade do ser humano em ferir outras pessoas, só faria com que eu me sentisse muito mal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amo livros que tem como pano de fundo alguma guerra, principalmente as duas grandes guerras. Com exceção de A Bibliotecária de Awshivitz li todos que você citou e amei cada um, amei também A garota que você deixou pra trás e os livros da trilogia O século do Ken Follet.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro livros com temas de nazismo, é uma história tão terrível e ao mesmo tempo tão bela que não consigo deixar de lado.
    De todos da sua lista, só li até agora a menina que roubava livros. Morro de vontade de ler seu número um também, quando a oportunidade surgir não vou deixar passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi,
    Os únicos livros que li da seleção foram A Menina que Roubava Livros e O Menino do Pijama Listrado. Entretanto, tenho muita curiosidade de ler A Menina que Contava Histórias, pois parece ser um livro incrível!
    A Bibliotecária de Awshivitz é um livro que tenho na estante, mas não li ainda, só fico adiando.
    Outro livro de Guerra legal foi O Bangalô, já leu?
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi, tudo bem?
    Acredito que tenha lido poucos livros envolvendo essa temática. Dos que você citou, apenas li "O menino do pijama listrado" e logo depois vi o filme, realmente, é uma história que nos entristece muito com aquele final!
    Adorei as suas recomendações e fiquei bem curiosa sobre "O Pacifista", já que é do mesmo autor. "A menina que contava histórias" também parece ser muito legal, se eu estivesse no lugar da menina com certeza não saberia o que fazer. Enfim, espero ler o restante dos indicados, pois apesar de ter lido poucos, é um tema que me agrada.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivi

    Não gosto de livros sobre guerras, sempre me sinto deprimido isso quando a leitura não flui. Mas te confesso que tenho vontade de ler A Meninas que Roubava Livros, nem o filme vi ainda para poder ler sem medo. Adorei o post assim a gente conhece um pouco mais sobre seus gostos.

    Everton Equipe Rillismo

    ResponderExcluir
  11. Oiee Ivi ^^
    Dos livros que você mencionou eu só li "A menina que roubava livros", mas já tinha visto os outros. Um livro sobre a 2ªG.M. que eu gosto muito é "Beco da ilusão", da Mallerey Cálgara. É um livro muito lindo. Tenho curiosidade de ler "O pacifista", acho que nunca li nada que abordasse a 1ªG.M.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ivi, que ótimo gosto! Também adoro as obras com tema da Segunda Guerra Mundial! O meu livro favorito-de-todos-os-tempos, inclusive, está aí na sua lista: "O Menino do Pijama Listrado".

    Beijo, Miguel.
    Parágrafos & Capítulos || @PrCapitulos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi
    Adoro livros e filmes que tenha a guerra como plano de fundo.
    Da sua lista, li A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado e são realmente lindos.
    Gostaria de te indicar dois livros belíssimos: Jardim de Inverno e O Rouxinol, ambos de Kristin Hannah que abordam lindamente esse tema.
    Adorei as dicas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Adorei a lista! Eu tb gosto muito do assunto, sempre tem pontos de reflexão.
    Eu não sabia que A Menina que Contava Histórias tinha esse tema! Eu amo a escrita da Jodi! Vou procurar por ele!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  15. Oi Ivi, ótimas dicas de livros! Eu adoro livros que passam na época da guerra e desses que você citou eu li apenas A menina que roubava livros e é um dos meus preferidos. Gostei muito deles e vou ver se consigo adquirir em breve para ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1

    ResponderExcluir
  16. Gente, acho esse tema super importante!
    Geralmente eu tendo a gostar de livros que tratem de guerra, apesar de eu sempre sofrer muito lendo eles. A Menina que Roubava Livros e o Menino do Pijama Listrado foram os únicos que eu li da sua lista e admito que também gostei muito deles! Vou ver se dou uma chance para os outros livros que você recomendou também! :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014