15

Livros Com Temas Polêmicos


Oi gente que ama livros, hoje venho com falar um pouco sobre livros com temas polêmicos. Geralmente, quando o livro traz um tema que pode me tirar da minha zona de conforto, eu já me interesso bastante pela história e sendo assim, escolhi 5 temas sérios, polêmicos e que precisam ser refletidos nos dias de hoje, que foram muito bem abordados em livros.
Eutanásia: Nada Dura para Sempre – Sidney Sheldon
Kat, Betty e Paige são as únicas mulheres em um grupo de médicos residentes de um hospital de São Francisco. Além de trabalharem juntas, elas dividem o mesmo apartamento e protagonizam situações, no mínimo, insólitas. Mas o grande envolvimento da narrativa se dá porque uma delas, acaba perdendo um de seus pacientes e é acusada de assassinato, quando na verdade, foi o paciente que pediu para que ela o matasse, em função do grande avanço da sua enfermidade e por não ver a cura para isso. O livro é muito envolvente e a verdade só aparece nas páginas finais, mas a reflexão que se dá sobre o tema, é extremamente intensa. Mega recomendo a leitura.
Bipolaridade: Dançando Sobre os Cacos de Vidro – Ka Rancoulk
Este foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida e esse livro foi responsável por eu nunca mais usar o termo "bipolar" de forma leviana. No enredo, temos a Lucy, casada com o Mike e ele é bipolar. O livro fala da dificuldade da doença do Mike e explica como essa doença acontece dentro do cérebro das pessoas que a tem. Não é só uma questão de humor ou uma variação da depressão. A forma como a autora nos explica esse processo na vida do personagem, nos leva a entender que o assunto é muito sério e que a doença deve ser respeitada como qualquer outra e não motivo de piada.
Resenha AQUI
Suicídio: Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight
Muitos livros atualmente tem abordado este tema e alguns livros são até melhores que este aqui, porém, seria um tremendo spoiler citar alguns. Escolhi este porque o livro, já nas páginas iniciais, sabemos que a Amélia se jogou do alto do prédio do colégio e então, a mãe dela, passa a entender como foram os últimos dias da filha e os motivos que levaram a filha a fazer o que fez. Eu gostei muito desta história e acredito que a leitura deste livro, abriria uma boa oportunidade de reflexão entre os adolescentes sobre este assunto. Suicídio é aquele tipo de tema que algumas pessoas acreditam que se não conversarmos sobre isso, isso deixará de existir, e na verdade, isso é uma grande mentira.
Resenha AQUI
Pedofilia: Lolita - Vladimir Nabokov
Este livro traz um homem de 50 anos apaixonado por uma garota de 12. Ele chega a se casar com a mãe da menina para poder se aproximar da garota e sim, ele acaba se envolvendo fisicamente com ela e criando uma relação erótica e de dependência com a menina. Eu li este livro tem  muito tempo e lembro que eu fiquei muito chocada com a situação. Sinceramente, não acho normal ou aceitável o que aconteceu na trama e para mim, o homem era um pedófilo. Porém além disso, o livro traz o tema para que possamos refletir e a discussão do tema, pode nos levar a entender a situação e identificá-la quando ela acontecer próxima a nós.
Incesto: Proibido – Thabita Suzuma
Acho que este é o tema mais polêmico de todos em função da desconstrução que é necessário fazer na nossa cabeça, para poder aceitar a situação que o livro propõe. Em primeiro lugar, eu ainda não li o livro, mas de tantos comentários e debates, poderia contar a história inteira. O livro conta sobre dois irmãos que se apaixonam, após um bom tempo cuidando dos irmãos menores e fazendo o papel de pai e mãe dentro de um lar totalmente disfuncional. Pretendo ler o livro em breve, mas este é o único que eu conheço que faz esta abordagem.
Resenha AQUI

Estes foram os livros com temas polêmicos que escolhi para compartilhar com vocês. Como disse, adoro temas fortes e sérios e aceito indicações de outros ivros, dentro deste tema e com outras abordagens fortes.
Beijos
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Oi Ivi, eu também me interesso quando o assunto me tira da minha zona de conforto. Desses que você citou já li Proibido, de Thabita Suzuma, e nossa, foi uma leitura bem intensa. Quero muito ler os outros que você citou, especialmente Reconstruindo Amélia, Lolita e Dançando sobre cacos de vidro.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivi!
    Muito boa e relevante a tua postagem. Também gosto e livros que fujam do esperado e que surpreenda tanto pela trama quanto pelo tema.
    Desses que você citou eu li 'Dançando sobre cacos de vidro' e 'Proibido'. Ambos são ótimos mas me envolvi bem mais com o primeiro ( que é triste porém lindo!), apesar do tom pesado e tema chocante de 'proibido'.
    Quanto aos outros gostei das dicas, há tempos que quero ler 'Lolita'.
    Um beijo!
    Lua.

    http://www.luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não posso comenta, vou ali chorar.
    Aiiii Dançando Sobre Cacos de Vidro e Proibido, são livros que ainda não superei.

    Proibido mesmo com muita gente gostando e resenhas que li, foi uma leitura totalmente diferente para mim. Nada do que eu esperava. Para você ter uma ideia, li esse livro quando lançou e nunca resenhei, porque caio no choro.

    Não sei se você leu. Não Conte Para a Mamãe, polemico e uma história real, fala sobre abuso sexual de menor e pedofilia. Outro que me deixou emotiva e horrorizada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivi, tudo bem?
    adorei a postagem, pois gosto de me aventurar com livros de temas polêmicos!
    Dos que você indicou eu só li Proibido e nossa que livro Maravilhoso, uma das melhores leituras da minha vida!
    Chorei muito lendo essa história linda.
    Os outros ainda não li, mas ficam como dica pra mim!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Ivi, em dois desses livros eu acho a trama abominável, são Lolita e Proibido. A coisa que eu mais tenho ódio (sim, palavra forte, mas não tenho outra para descrever o que se passa no meu coração e mente) é estupro e pior ainda quando é com criança, eu seria capaz de matar um ser que estupra uma criança inocente e indefesa, fico horrorizada com isso, por mais que falem que a criança concordou, isso simplesmente não existe. Quando fiquei sabendo desse livro eu fiquei tão transtornada que até fui dormir mal no dia. Devem ter milhares de obras parecidas com essas e eu, sinceramente, não as procuro. Não entendo como alguém pode escrever sobre isso e não entendo como alguém pode querer ler uma atrocidade dessa. O incesto também é algo que não admito, o que deveria ser um amor puro entre irmãos ser banalizado dessa maneira é completamente injustificável. Muita gente fala super bem do livro Proibido e que o amor aconteceu de forma natural, não tinha como ser diferente e tal, mas ainda assim, me sentiria desconfortável com essa leitura.

    Dançando sobre cacos de vidro, é um livro que quero ler faz tempo mas ainda não o li, por pura falta de vergonha na cara. Gosto muito da escrita do Sidney Sheldon, mas fazem anos que não leio nada dele, o último que li foi Cérebro.

    Reconstruindo Amélia eu não me lembro se já conhecia, mas acho que deve ser um livro bem polêmico mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivi,
    Eu gosto muito de temas polêmicos e não havia pensando em livros com esses temas.
    Gostei das indicações. O único que li foi Proibido e foi um livro bastante contraditório pra mim, ao passo que sabia que o incesto é errado, naquele contexto, parece certo, sabe?
    Tenho muita vontade de ler Lolita.
    Sobre suicídio já li vários livros e sempre me surpreendo. Outro tema polêmico que li foi Síndrome do Pânico, foi um livro intenso.
    Adorei o post e o que você disse.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros com temas polêmicos! Confesso que não li nenhum desses, conhecia apenas Lolita, mas já estão na minha lista. É bom ler livros assim para abrirmos nossa mente para aquilo que é desconhecido para nós. O livro sobre incesto é o que mais me chamou atenção, pois o único livro que li que tem esse tema é A guerra dos tronos, então me interessei!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oi Amiga
    Adorei o seu post e já li todos esses livros.
    São realmente polêmicos, mas acho que realmente deveriam ser lidos por todos!
    Gostei muito de Dançando sobre cacos de vidro, pois nunca tinha lido nada sobre o tema.
    Amei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - http://www.livroterapias.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, ainda não li nenhum dos livros citados, mas todos eles me interessam e pretendo ler em breve, e do Sidney Sheldon eu não conhecia e olha que sou fã desse autor, vou procurar e começar por ele.
    Adorei a postagem.
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Oiie Ivi, tudo bem?

    Adorei a sua postagens e Sempee tem aqueles livros que nos traz um tema forte e polémicos. Desses ai ainda nao tive a oportunidade de lee nenhum, mas sinceramente gostaria sw ler todos. Pois sao temas polémicos e tambem infelizmente tão atual no nosso mundo. Espero poder lê-los em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiie Ivi, tudo bem?

    Adorei a sua postagens e Sempee tem aqueles livros que nos traz um tema forte e polémicos. Desses ai ainda nao tive a oportunidade de lee nenhum, mas sinceramente gostaria sw ler todos. Pois sao temas polémicos e tambem infelizmente tão atual no nosso mundo. Espero poder lê-los em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Eu simplesmente adoooro livros com temas polêmicos.
    Tenho o Nada Dura para Sempre aqui em uma edição vira-vira, mas ainda não li esse. Mas recomendo SE NÃO HOUVER AMANHÃ, já leu? Também aborda temas polêmicos, é do mesmo autor.
    Dançando Sobre os Cacos de Vidro é um livro que eu sempre via como um livro fraco, mas se ele é um dos melhores que você já leu, e fala sobre bipolaridade, vou ver se compro para ler.
    Proibido realmente é beeem polêmico, eu quero muito ler esse livro em breve.
    Adoreiiii o post, vou ver se faço um também, pode ser?

    ResponderExcluir
  13. Em geral eu gosto de livros com temas polêmicos, mas em geral os que são de público YA, em que os problemas giram em torno de abuso, preconceito, suicídio e afins. Dos mencionados só ouvir falar de Lolita e Proibido, este segundo que também sei muito da história mesmo não tendo lido, e não é de interesse no momento pois não acho que seja para mim.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Ivi, tudo bom???

    Adoro um livro com um tema diferente do mesmo, não digo que adoro em tema polêmico, mas de vez em quando é bom um livro que te tira da área de conforto, te dá uma chacoalhada!!!
    Eu li praticamente todos do Sidney Sheldon e amooo, mesmo com essa temática eu gostei, porque acostumei com a escrita dele e como ele conduz a estoria.
    Dos outros livros eu tenho curiosidade de ler, menos o de Pedofilia, esse realmente não rola para mim!
    Incesto é complicado também, mas já me contaram mais o menos o livro, e explicaram que o jeito que a autora conduz não é uma coisa obscena e tal! então ele está na minha lista!

    =))

    ResponderExcluir
  15. Oi Ivi

    De todos só li Proibido e devo confessar que esse livro não funcionou pra mim. Fui de cabeça aberta pra ler mas não consegui entender essa relação e definitivamente não esquecia que são irmão. Dos outros tenho muita vontade de ler Dançando sobre cacos de vidro, parece ser uma baita estória se é um dos melhores livros que tu já leu.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014