17

Desafio Mulheres da Literatura Parte 2


E durante o mês de março, eu participei do desafio Mulheres da Literatura, criado pelo blog Queria estar Lendo, que tinha como objetivo, promover a figura feminina nos livros. Cada dia, tinha que ser postado no Instagram um livro com alguma referência diretamente ligada à mulher. A primeira quinzena do desafio, pode ser conferido AQUI. Agora, confiram a segunda quinzena:

16-) Um livro com a sua protagonista favorita. Sem dúvida, é a Aurélia do livro Senhora (José de Alencar). Aurélia era uma moça pobre, apaixonada por um rapaz que preferiu ficar com uma mulher rica a ficar com ela, porém Aurélia recebe uma herança inesperada e decide “comprar” o ex que agora está sozinho. A forma como essa protagonista cresce durante a trama é maravilhosa e o livro como um todo, é uma verdadeira obra-prima.

17-) Uma autora que te inspira. Muitas autoras me fazem refletir e suas narrativas me deixam a sensação que de fato, eu aprendi alguma coisa com seus livros, mas ultimamente, a autora que realmente tem me feito pensar e que cria histórias fascinantes é a Jodi Picoult. Todos os livros que eu li da sua autoria foram devastadores, originais e inesquecíveis. Histórias muito bem desenvolvidas e argumentadas e ainda pretendo ler tudo o que ela publicou.

18-) Um livro com uma heroína que você se espelha. Quando penso em uma personagem literária que minimamente se pareça comigo ou até que eu gostaria de parecer de verdade, me vem a mente a Jessie, do livro Um Mais Um da Jojo Moyes. Para quem não leu o livro, a Jessie não pensa duas vezes em fazer qualquer sacrifício para fazer os filhos felizes, nem que isso lhe custe um pouco da sua dignidade. Adorei conhecê-la e amo este livro!

19-) Um livro com uma heroína que as meninas de hoje deveriam conhecer. Tenho uma grande admiração pela Elizabeth Bennet do perfeito Orgulho e Preconceito. As vezes acho que até a saudosa Jane Austen, tinha uma certa predileção por esta personagem em função da sua sutileza e força. Liz Bennet foi uma mulher feminina do começo ao fim, mas sem mimimimi e corajosa para assim ser. As meninas de hoje precisam conhecê-la!!!

20-)Um livro com uma protagonista que você não esperava ser tão forte como foi. Sem dúvida, a Sky do livro Um Caso Perdido foi uma protagonista que me surpreendeu. Sky, em um dado momento do livro, descobre que a sua vida era uma grande farsa e que o que ela havia passado quando muito nova, era algo pra quebrá-la totalmente, porém ela permaneceu firme e seguiu em frente. Livro inesquecível!!!

21-) Um livro com uma heroína que você começou odiando e terminou amando. A Violet, personagem do livro Por Lugares Incríveis, da Jennifer Niven, foi uma protagonista que começou o livro cheia de mimimimi e chata pra caramba, porém, quando ela se envolve com o Finch, a aberração da escola, ela amadurece de uma forma linda. Este foi um dos melhores livros que eu li em 2015 e sempre que lembro desta história, meu coração aperta um pouquinho.

22-) Um livro em que a heroína salva o herói. No livro Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, do Stieg Larsson, temos a Lisbeth, uma personagem surpreendente por um milhão de motivos e em um dado momento da trama, e ela que consegue tirar o mocinho do livro, de uma grande enrascada. Amo essa trilogia, amo a Lisbeth e tenho certeza que ela é uma das protagonistas mais completas do mundo literário.

23-)Um livro com uma mulher transexual. Eu ainda não li este livro, A Garota Dinamarquesa, mas em função da recente adaptação do livro para o cinema, fiquei mega curiosa para ler a história antes de conferir o filme. Aqui, a protagonista cumpre com o quesito solicitado pelo desafio e ainda de bônus, nos traz uma grande história. Estou bem curiosa para ler.

24-) Um livro com uma personagem bissexual ou homossexual. Não queria ter que repetir livros, ou séries, muito menos personagens, mas tenho que voltar para a inesquecível Lisbeth Salander porque  em qualquer outro livro que atenda o quesito do desafio, eu estaria dando um tremendo spoiler da história. No livro A Menina que Brincava com Fogo, esta característica da Lisbeth fica mais evidente, embora isso seja falado desde o primeiro livro.

25-) Um livro com uma personagem que seja uma figura de poder. Quando penso em uma personagem poderosa de verdade, penso em Kate Blackwell  do livro O Reverso da Medalha, do brilhante Sidney Sheldon. Kate foi uma mulher que deitou e rolou em cima de todo mundo, passou como um trator sobre todos que se opunham à ela, inclusive do próprio filho. Terminou o livro – alerta de spolier - diva e poderosa, assim, como começou.

26-) Um livro com uma personagem que escolheu a família. No livro O Melhor de Mim do popular Nicholas Sparks temos Amanda reencontrando o grande amor da sua vida, muito tempo depois que eles se separam na juventude e apesar de ainda se amarem, Amanda decide não trair o marido e não colocar a família de lado. Ela escolhe a família, ainda que tenha que abrir mão de ser feliz. Um dos melhores livros do Sparks.

27-) Um livro com a melhor vilã. Por melhor vilã, creio que seja a vilã mais malvada do mundo. Escolhi A Rainha de Copas, que para mim foi a vilã mais cruel do universo literário. Caramba, a rainha de copas mandava cortar a cabeça, antes mesmo de ouvir os argumentos. As cenas são caricaturas em varias versões do livro da Alice no pais das maravilhas, mas gente, era muita maldade!!!

28-) Um livro com uma personagem negra. Aqui vou falar de um dos meus livros. Leticia é a personagem do livro Contratempo, ela é uma top model negra que conquistou o mundo todo com sua beleza e talento, mas tudo o que ela quer, é conhecer o seu pai. Lais, mãe de Leticia nunca falou dele e Leticia apenas sabe que o pai e negro, porque a mãe é branca. Tenho um carinho fora do comum por este livro!!!

29-) Um livro com uma personagem que tenha sofrido abusos físicos e emocionais e os tenha superado. Aqui eu trago a Lotte do livro Roubada da Lesley Pearse. A Lotte sofreu o livro inteiro e sofreu de todas as maneiras. Era maltratada pelos próprios pais, foi violentada, sequestrada, usada e abandonada pra morrer em uma praia. Caramba, muita tragédia com uma personagem só.

30-) Um livro com uma personagem que não queria salvar o mundo. Não queria repetir personagens e series, mas não tem como não pensar na Katnees neste quesito. Ela não imaginava que a sua vitória no primeiro livro, desencadear toda uma revolução e ela seria a responsável pela salvação de todo o universo. Gosto demais desta trilogia.

31-) Um livro com uma personagem ou autora, que represente o que é ser mulher pra você. No livro , o personagem principal é o Charles, mas é a mãe a responsável por toda a sensibilidade e humanidade da trama. A mãe de Charles o impede de cometer suicídio e o leva em um caminho sem volta sobre perdão e aceitação. O livro é lindo e só de falar dele, me emociono e eu vejo esta personagem como uma verdadeira mulher!!!

Eu gostei muito de participar. Todos os dias, ficava pensando em quais livros eu escolheria para cumprir com os desafios diários e amei dedicar meu instagram para isso.

Aguardo os proximos!!!

Beijos
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Oi Ivi, tudo bem?
    Primeiramente quero dizer que você fez ótimas escolhas, e desses livros já li A esperança, Os homens que não amavam as mulheres, A menina que brincava com fogo, Um caso perdido e o maravilhoso Por lugares incríveis. Quero muito ler A garota dinamarquesa e A rainha de copas também parece ser ótimo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie, se eu tivesse visto esse desafio teria participado. Ivi acho que minhas escolhas seriam muito parecidas com as suas. O número 18, nossa exatamente o mesmo sentimento que tive ao ler esse livro. E o que falar de 'Um Caso Perdido' não esperava uma personagem como a Sky e nossa que tapa recebei.

    Parabéns pelas escolhas.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Oiie Ivi, tudo bem?

    Adorei suas escolher de mulheres haha é tão bom quando podemos mostrar que nós mulheres estamos tão presentes na literatura e nem sempre mais como sexo frágil. Sabe, eu sou uma menina que precisa conhecer Elizabeth de Orgulho e Preconceito, porque morro de vontade de ler essa obra, mas ainda não a tenho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivi! Gostei muito das suas escolhas e da ideia do desafio. Temos tantas personagens maravilhosas na literatura que deve ter sido difícil escolher! Enfim, me identifiquei com muitas delas e anotei várias dicas dos livros que não conhecia ou ainda não li. Fiquei curiosa para conhecer ;) Adorei sua participação! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi. Me lembro desse projeto e essa segunda parte está muito boa. Achei as suas escolhas bem bacanas mas ainda não li nenhum desses livros. Estou louca para ler A Garota Dinamarquesa e qualquer um dos livros da Jojo eu acho que eu amaria.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivi
    Ótimas escolhas. Muitos desses livros estão na minha lista de desejados.
    Adoro Senhora. Tenho muita vontade de ler O melhor de mim e a garota dinamarquesa.
    Esse desafio foi um sucesso. Amei!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivi,
    Adorei os posts e as fotos que você tirou.
    Dos livros citados, li apenas Um Caso Perdido, Orgulho e Preconceito, Jogos Vorazes e a Trilogia Millenium, adoro a Lisbete.
    Estou bastante curiosa para ler A Garota Dinamarquesa, parece ser incrível.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu adoro a Aurélia também, mesmo não sendo minha preferida.
    Quero muito ler Orgulho e preconceito ainda para conhecer essa personagem. Em O melhor de mim a atitude de Amanda foi muito boa, mas a gente sempre fica torcendo para ela ser feliz né rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não estava sabendo desse desafio, queria ter participado. Enfim, gostei muito de suas escolhas de personagens.
    A Jess (Um mais um) é um exemplo a ser seguido, uma mulher batalhadora, família e que nunca deixou que as dificuldades lhe impedisse de fazer o que era certou ou que queria.
    Amaria ter a inteligência e os talentos de Lisbeth, porque ela arrasa, uma das minhas personagens femininas favoritas.
    Ainda não li nada da autora Jodi, mas as pessoas falam tão bem que não vejo a hora de poder ler logo.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Eu só li metade de "Senhora", mas não consegui gostar muito da Aurélia, não, as atitudes dela me deixaram um pouco confusa *-* Realmente, a Jessie é incrível! Eu fiquei pasma quando vi todas as coisas que ela fazia pelos filhos, mas a achei boba por deixar o ex se safar impune no começo. Eu também achei a Violet (Por lugares incríveis) chata no começo, mas adorei a personagem depois ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivi, sabe que eu não li nenhum dos livros que você citou, e também nenhum das autoras. Mas confesso que muitos daí chamaram minha atenção e eu daria sim uma chance a eles. Parecem muito bons, isso confesso, muitos entraram na minha lista!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/luz-camera-e-acao-17.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivi adoro esse desafio e acompanhei o ultimo post sobre eles. Também não imaginava que a Sky fosse se tornar tão forte em meio tantas coisas horríveis que aconteceram na vida dela. Violt é outra que me surpreendeu o crescimento dela ao longo da trama é notável. Morro de vontade de ler orgulho e preconceito mas o problema é que tenho uma ideia toda formada sobre a estória de tantos filmes e recontagens que li e fico pensando que posso não gostar como deveria.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gostei bastante da TAG, me identifiquei em algumas respostas, e me surpreendi quando você citou A Garota Dinamarquesa, estou bem ansioso para conhecer a obra.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Uau, que desafio longo. Mas que bacana, achei mega interessante. Já li vários livros dessa lista, e quer ler outros tantos. A saga milenium é fantástica e Lizbet Salender é uma das minhas personagens preferidas da vida. Estou louca pra ler a garota dinamarquesa.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Nossa nunca participei de um desafio literário mas achei muito interessante,gostei de algumas opções que eu vi aqui,como A Garota Dinamarquesa,Rainha de Copas(que ja ouvi falar muito bem dele)e Os homens que não amavam as mulheres,vão ser livros que eu quero muito ler pra poder comentar,nossa vlw mesmo por essa iniciativa :D.

    bjos bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  16. Que desafio interessante, não conhecia, mas adorei. Gostei muito das suas respostas, sobretudo alguns livros que são mais clássicos e nem todos gostam de ler, mas que são maravilhosos, como Senhora e Orgulho e preconceito, livros de personagens femininas muito fortes. Quero muito ler A garota dinamarquesa, já está na minha lista. Adorei o post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. EI, fico até triste por não ter visto esse desafio antes. Será que ainda tem tempo?
    Lá no Blog eu fiz uma matéria sobre a questão da mulher na literatura, e se eu soubesse desse desafio teria acrescentado.
    Gostei muito das suas indicações, é de encher os olhos ver nós, mulheres, sendo tão bem representadas em algumas obras.
    Até anotei alguns títulos HAHAHAA
    Beijos!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014