21

A Educação de Caroline (Jane Harvey-Berrick)

Ficha Técnica:
Nome Original: The Education of Caroline
Autora: Jane Harvey-Berrick
Tradução: Marcia Men
País de Origem: Estados Unidos
Número de Páginas: 382
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788542807172
Editora: Novo Século
SKOOB

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 28º livro lido em 2016 e foi A EDUCAÇÃO DE CAROLINE (Jane Harvey-Berrick). Este livro é o segundo volume da duologia que conta a história de amor entre Sebastian e Caroline. O primeiro livro terminou de uma forma bem tensa e eu estava ansiosa para saber como a história do casal seria concluída.

Esta resenha possui spoiler do primeiro livro.

Caroline e Sebastian viveram no primeiro livro, um amor proibido. Ela era casada com outro homem e Sebastian ainda não havia completado 18 anos e no estado da Califórnia, local onde o enredo se desenvolve, isso era um crime. Então quando os pais de Sebastian descobrem o caso de amor dos dois, eles ameaçam, coagindo Caroline a ir embora ou eles a denunciariam. Caroline então vai embora e estabelece a sua vida em Nova York, volta a estudar e sua carreira de jornalista começa a fluir. Ela se torna uma correspondente de guerra.

Dez anos depois da separação traumática de Sebastian, Caroline é enviada para a Alemanha, a fim de fazer um treinamento e na sequência, ir fazer a cobertura da guerra no Afeganistão e lá na Alemanha, ela reencontra Sebastian, que agora, aos 27 anos, é um fuzileiro naval.

O livro então irá se desenvolver em Caroline e Sebastian se reconquistarem e descobrirem uma maneira de fazer com que o intervalo de 10 anos entre os dois, não os impeça de viverem juntos. E mais uma vez, com uma boa dose de sensualidade, o casal aproveita o intervalo de 10 dias que eles tem antes de partirem para suas obrigações e vão viajar de moto pela Itália.

Eu gostei bastante da premissa do primeiro livro, a questão de uma mulher mais velha se envolver com um homem mais novo e ensinar a linguagem do amor para ele – por isso o primeiro livro chama-se A Educação de Sebastian – porém, já no primeiro livro, o excesso de cenas eróticas, fez com que a leitura se tornasse cansativa para mim. Neste segundo livro, Sebastian é quem vai orientar Caroline em relação ao campo de guerra e como sobreviver em um ambiente hostil e essa abordagem, me interessou bastante porque agora Sebastian é um homem muito bem-sucedido em sua profissão, condecorado com muitas medalhas de honra em sua patente, porém, parte do romance, mais uma vez, foi extremamente repetitiva no âmbito do erotismo e sensualidade.

Divido o livro em 5 partes:

1-) ambientar o leitor no atual contexto de Caroline, que agora usa o nome de Lee Venzi como jornalista.
2-) o reencontro com Sebastian;
3-) a viagem dos dois pela Itália – isso era um sonho que os dois tinham no primeiro livro.
4-) a ida dos dois para o Afeganistão;
5-) uma situação muito triste acontece quando os dois estão no meio da guerra e a última parte do livro é de superação.

A ideia do livro, o fio condutor que a narrativa propõe é original e interessante, porém a escrita da autora não me convenceu. Algumas coisas que foram inseridas no enredo não tinham muita consistência e eu esperava mais em função de todo o cenário em que o casal estava. O ponto alto do livro para mim, foi a viagem pela Itália, mas, ainda assim, as descrições dos lugares e das sensações eram muito sucintas e eu particularmente, adoro viajar junto com os personagens e conhecer os locais através das impressões que o autor nos dará e isso, o livro não teve.

Acontece a mesma coisa quando os dois estão na guerra. A forma como a autora nos coloca no cenário e como ela desenvolve a interação dos personagens no ambiente, não convence, não é feita de uma forma em que o leitor se envolva e viva o momento proposto.

Enfim, a leitura foi tranquila, um pouco truncada quando as cenas de sexo se repetiam, porém o livro é bem rápido de ser lido. Mas eu esperava muito mais deste enredo e das situações sérias que a sinopse prometeu.

Para quem leu o primeiro livro, é interessante ver este reencontro. Para quem curte romances eróticos, é um prato cheio, mas não espere muito do desenvolvimento da premissa, porque neste quesito, deixa bastante a desejar.

Eu esperava bem mais!


Um pouco sobre a autora: Jane Harvey-Berrick viveu em Londres por mais de dez anos e tem um caso de amor com Nova York. Foi só depois que se mudou para o campo que as palavras realmente começaram a fluir. Mora em uma pequena vila à beira-mar e caminha com seu cão, Pip, todos os dias. É durante essas caminhadas à beira-mar que ela tem suas melhores ideias. A escrita, para ela, tornou-se um modo de vida que ama compartilhar. No Brasil, seus livros publicados são:
Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Oi Ivi, tudo bem?
    Acho que só nessa semana, é a terceira resenha que leio desse livro. Se antes de ler qualquer coisa já tinha interesse, imagina agora. Claro que, por ser uma duologia, preciso ler o primeiro antes. Mas é até melhor porque compro os dois juntos e leio os dois , assim que terminar, começo o outro. E sim, eu gosto de ler romances eróticos, mas não os que são muito repetitivos e tenho a impressao de que esses não são. Vamos ver né... se eu for ler mesmo, venho aqui te contar o que achei.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Ola Ivi lindona eu adoro esses livros já li ambos, gostei muito da escrita da autora, esse segundo mostra o quanto Sebastian carregou do fim do relacionamento entre eles, temos perdão, um amor resgatado e muita superação como você mesmo disse, está na lista de meus queridinhos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oiie Ivi, como tá? Não li nenhum dos livros, mas só em ler esse aho que vou gostar dos livros. Adorei em saber que tem essa reviravolta e eles vão poder se amar. É bom saber que tem o enrendo sobre superação. Apesar de gostar de livros eróticos, também fico incomodada com cenas excessivas, parece que apelam, né? Anotando para ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Gentee, uma mulher, correspondente de guerra??? QUE TOP, QUE TOPP
    Não conhecia o livro, e não me lembro de ter lido algo sobre o primeiro volume também, mas enfim, eu estou encantada com a premissa, li com spoiler e tudo e olha que eu tenho pavor de spoiler, só espero que quando eu for ler o primeiro volume tenha me esquecido de tudo.
    Nunca li um livro onde uma mulher mais velha se envolve com um homem mais novo, acho que vai ser uma experiência legal.
    O que me deixa receosa são as repetições de cenas de sexo, primeiro que já não curto muito livros assim, mas enfim, esse tem pelo menos uma premissa TOP.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que história mais intensa a desses dois. Essa diferença de idade sempre causa problemas nos livros e quando envolve um menor de idade então...
    Caramba, 10 anos separados e vem esse recontro dessa maneira??? olha, fiquei super curiosa para ler esse livro, gostei da proposta dele.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivi,
    Não curto muito o gênero e sempre fico temerosa de ler. Infelizmente, não consigo sentir vontade de ler. Acredito que o foco da autora foi o relacionamento do casal e não o que acontece ao redor e isso não me interessou em nada.
    As cenas de sexo parecem ser muito presentes e mesmo tendo uma premissa legal (de um reencontro, uma mulher mais velha "ensinando"), não sinto vontade de ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi,

    Não conhecia esses livros e confesso que fiquei interessadíssima. O enredo muito me agrada e já me chamou a atenção por sair da mesmice e dessa vez a mulher ser mais velha que o rapaz.
    Gosto de livros com toque erótico, mas você já falou que essas partes são repetitivas, então pode me incomodar também.
    Fiquei doida para ler. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivi, que pena que o livro não supriu suas expectativas. Eu já ouvi falar bastantes deles e confesso que tenho bastante curiosidade, ainda mais eu que adoro um bom romance erótico, esse parece ser um prato cheio. Quem sabe um dia consigo ler eles.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivi

    Quero tanto ler essa duologia por ser diferente dos que estamos acostumados. Li só suas impressões pra não pegar spoiler e fiquei ainda mais empolgada quanto ao livro, como sempre vc arrebenta nas indicações.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OI!!

    Para ser sincera nada nesse livro me interessou, e sim, tenho alguns preconceitos com livros hots. Leio, mas precisa realmente ter algum conteúdo e infelizmente, tenho quase certeza, teria a mesma opinião que a sua. :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiee Ivi ^^
    Como eu ainda não li o primeiro livro, decidi dar uma pulada na sua resenha por conta dos spoilers. Mas eu sou uma pessoa curiosa, então dei uma olhada meio por cima...hehe' Deu para perceber que o livro não te encantou totalmente, eu também me incomodo quando fica aquela repetição chata de cenas hots :/ Como não sou muito fã de livros eróticos, acho que o livro pode não me agradar, pois eu também gosto de histórias beeem desenvolvidas :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivi!
    Eu li os dois livros em sequência e gostei bastante do romance. Não foi o melhor que já li, mas gostei bastante. Eu achei diferente esse detalhe dela ser a mais velha e ele o mais jovem, pois não costumamos achar estranho quando ele é o mais velho. ENtão achei bem diferente o detalhe dela ser a mais velha da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor!
    Eu li sua resenha sobre o primeiro volume e tinha ficado realmente interessada na história desse casal, com tamanha diferença de idade. Mas já tinha decidido que não leria devido às suas críticas sobre a narrativa da autora (e o fato de ter excesso de cenas eróticas). Percebo que esse segundo volume é interessante também, porque dá um prosseguimento aos sentimentos do casal que foi separado de forma tão repentina. Mas ao mesmo tempo, mais uma vez, não me sinto totalmente inclinada a ler a obra. :(

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi

    é um tema complicado hein! uma mulher mais velha com um rapaz de 17 anos!
    Não imaginava que seria proibido lá, mas dããã...ele é menor de idade né! Mas mesmo assim é uma situação complicada mas se é pra ser, nem o tempo separa né? gostei da premissa e gostei ainda mais da tua resenha. Super bem escrita como sempre!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Ivi eu já comentei com você que não gosto de romances neh? O enredo desss livro naiy chamou minha atenção. Também não curti muito o título!
    Só a capa que achei bonita.
    Fica para uma próxima dica!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  16. Oi Ive. poxa que pena que não fluiu. eu achei interessante a premissa do livro. E olhar que nem li o primeiro. hehe. Mas quando você começou contando a história fui me envolvendo. Mas não gosto muito de histórias com eróticas, justamente por ficarem cansativas em alguns pontos. =(

    Mas quem sabe eu dê uma chance! Valeu por compartilhar sua opinião!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Não gostei muito da proposta da duologia e o fato de ter um tanto de exagero nas cenas de sexo, é uma pena o livro ser cheio de falhas, principalmente nos momentos da ~treta~ e da viagem na Itália, que é a hora de o leitor se encantar e/ou sofrer.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Confesso que não havia me interessado por essa duologia.
    Que pena que você não curtiu muito a continuação. Tão ruim quando esperamos mais de um livro e ele não atende nossas expectativas.
    Mas acontece.
    Adorei sua sinceridade e observações.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro mais pela premissa senti que não faz muito meu estilo, o fato de ter citado este exagero nas cenas de sexo me desanimou completamente enfim deixarei a dica passar
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá Ivi,

    Não li sua resenha pois você disse que haver spoiler do primeiro livro, como ainda não li, e gosto de ser surpreendida, optei por não ler a resenha. Li a sinopse no skoob e me interessei bastante pela história de amor entre Sebastian e Caroline. Pretendo ler o primeiro livro em breve, e retornar para ler a sua resenha do segundo!

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Apesar de o livro não ter sido o que você esperava, estou muito curiosa com relação a essa duologia, só não a comecei ainda, por conta dos não lidos que tenho aqui e também por não estar comprando novos livros, mas em breve (eu espero) isso mudará, e correrei para uma livraria em busca desse livro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014