24

Filme da Vez #14 Alvin E Os esquilos Na Estrada

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Alvin and the Chipmunks: The Road Chip
Ano de Produção: 2015
Lançamento no Brasil:  24 de dezembro de 2015
Duração: 1h 32m
Gênero: Infantil
País de Origem: Estados Unidos
Classificação Etária: a partir dos 3 anos
Direção: Walt Becker
Elenco: Jason Lee, Kimberly Williams-Paisley, Josh Green, Justin Long, Matthew Gray Gubler, Jesse McCartney, Kaley Cuoco, Anna Faris.
Produção e distribuição: Fox Filmes
Sinopse: Ao retornar para casa, Dave (Jason Lee) encontra uma festa surpresa organizada por Alvin, Simon e Theodore para recepcioná-lo. É claro que o evento sai do controle, gerando inúmeras confusões. Irritado com o ocorrido, Dave avisa que viajará para Miami em breve e que deixará os jovens esquilos sob os cuidados de uma vizinha (Jennifer Coolidge). Só que, por acaso, os esquilos encontram em uma sacola um anel de noivado. Acreditando que Dave irá pedir a namorada Samantha (Kimberly Williams-Paisley) em casamento, Alvin e seus irmãos elaboram um plano para que o noivado não aconteça, já que acreditam que Dave possa abandoná-los. Quem irá ajudá-los nesta jornada é Miles (Josh Green), o filho de Samantha, que também não quer que eles se casem.


E como já é de costume, lá fui eu conferir um filme infantil com o meu filho e desta vez, foi o ALVIN E OS ESQUILOS NA ESTRADA, quarto filme da série que está em cartaz nos cinemas de todo país.
O filme se desenvolve em Alvin, Simon e Theodore, sabotar o possível noivado do Dave e para isso dar certo, eles precisam viajar pelos Estados Unidos para impedir que Dave peça a namorada Samantha em casamento. E como deve ser bem previsível entender, durante esta viagem, um milhão de confusões acontece com o trio de esquilos que possuem um novo parceiro no crime, o Miles, filho da namorada do Dave e que também não quer que esse noivado se concretize.

Eu tenho duas opiniões distintas sobre o filme. A opinião animadora é que é um delicioso entretenimento para o seu público alvo. Meu filho deu muita risada do começo ao fim e eu me peguei gargalhando em diversas cenas em função do humor inocente e ágil que o roteiro tem. Adorei a inserção das músicas na voz aguda e um pouco irritante do trio de roedores e foi bem interessante quando em um determinado ponto da viagem, eles se encontram em Nova Orleans, em meio à um festival popular da cidade.
Porém, eu questiono um pouco essa insistência em uma franquia simplesmente em função de ser rentável, afinal, os outros três longas rendeu mais de 330 milhões de dólares cada um e sendo assim, temos uma quarta tentativa e bem sucedida, de manter um roteiro que não traz muitas novidades. Realmente é nítido a filosofia de que "time em que se está ganhando, não se mexe" e temos mais do mesmo.

Algumas piadas e alusões não funcionam para a criançada, como por exemplo, um cenário muito parecido com o clássico O Iluminado e as menções do boneco Chuck e da garota do Exorcista. Percebe-se que existe um apelo para que os adultos que acompanharam os pequenos ás salas de cinema, também se identifiquem com a trama, mas isso é mínimo. Não vejo um adulto que de fato vá assistir ao filme sem a obrigação ou o interesse em agradar o filho, sobrinho ou similar.
Enfim, o filme agrada as crianças e diverte os adultos menos críticos e exigentes, mas está longe de ser uma obra interessante ou que possa agregar algo mais substancioso enquanto arte. É um entretenimento e cumpre com o seu papel.
Trailer Oficial:
Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Sempre levo meus sobrinhos e meu enteado no cinema, e cheguei a levar meus sobrinhos... até dei umas risadas... mas n~~ao consegui ver o final porque eles estavam inquietos para ir pro parquinho, mas pretendo terminar de assistir. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivi!
    Adoro filmes infantis, já assisti os três primeiros filmes de Alvin e os Esquilos... e até gosto, mas não amo rsrs
    E pra você ter uma ideia do quanto estou por fora dos lançamentos, nem sabia que o quarto filme já estava em cataz :P estou precisando me atualizar mais hehe
    Espero assisti-lo daqui um tempo.


    beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Esse filme parece ser d+, eu vi o trailer e fiquei com vontade de assistir. Valeu a dica.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu sou suspeita, porque eu adoro ALVIN E OS ESQUILOS.
    Eu tenho os dois DVDS deles. Eu quero muito poder assistir esse outro porque deve ser bem divertido. Adoro quando o Alvin se mete em encrenca. Espero poder assistir em breve.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-amor-fora-do-ar.html

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, alguns filmes não precisa de outras continuações. Só porque o primeiro e o segundo deu certo, significa que precisa ter infinitos. Acho um pouco demais.
    Pelo menos as crianças gostam.
    Neste caso assisti o primeiro (que achei muito legal e até inovador) e o segundo (que é legalzinho, mas já perde um pouco a força). O terceiro não dei nem o trabalho de assistir...
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ola Ivi lindona eu acho eles fofos porém as vozes menina me irritam te juro, tentarei assistir com meu filho, pois amo filmes infantis, acredita que outro dia assisti ao desenho do filme e gostei demais, as vozes estão menos irritantes. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Gosto demais de Alvin e os esquilos *-* (no meu grupo de amigos eu sou Simon)
    Quero ver demais esse filme, embora você ter dito ser mais do mesmo assim como os outros.
    Mas eu gostei dos outros (acho o primeiro melhor deles), então devo gostar desse também.
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite, tudo bem? Eu tenho 16 anos de idade, e mesmo assim amo Alvin e os esquilos, uma prima minha também adora desenho e ela tem mais de 20 anos, eu só assisti o primeiro filme e os outros eu acabei perdendo infelizmente, mas acho que está na hora de dar um assistidinha e voltar nem que for por 1 hora à infância :D Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, eu não curto o filme, por isso deixo a indicação passar, só assisti até hoje o primeiro e a voz dos bichinhos me irrita. Hauhauhauhauha
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu sou suspeita para falar porque eu adoro animações e não é por ter que levar alguém ... Mas eu concordo com o fato de que esse filme é apenas para entretenimento e não para acrescentar algo. E realmente parece que como os filmes fazem um bom sucesso eles irão continuar lançando mais apenas para lucrarem, e isso eu meio que não gosto. Esperava que pelo menos trouxessem novidades e inovassem, mas realmente o foco é em deixar o que dar certo e proporcionar risadas. Pretendo assistir, mas só pra diversão, entreter e rir, nada além.
    Faz muito tempo que li perdendo-me (acho que é isso, li em inglês), o primeiro livro dessa série, mas lembro que me apaixonei e me encantei perdidamente pela história. Infelizmente ainda não havia os outros e eu acabei esquecendo, agora vendo sua resenha me despertou o interesse em ler e saber como a Kelsey amadurece durante a história (e suas aventuras antes disso) e é claro me apaixonar pelo Hunt que tenho certeza que será um amor, sexy e apaixonante. Amo a escrita da autora e espero gostar desse tanto quanto gostei do primeiro! Obrigada pela dica <3
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Oii!

    Eu estou sentindo saudades de filmes originais sabe? Eu só assisti o primeiro e achei legal. Nada demais, os outros parece ser bem parecidos e como vc citou sem muita iniciativa né? Uma pena.
    Acho que os produtores sempre colocam referencias para os adultos justamente para prender na sala.
    Não assistiria o filme, só se passasse na TV ahahaa

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu gostei bastante dos dois primeiros filmes, o terceiro não me agradou muito. Confesso que não tenho curiosidade de ver esse quarto, por mais que pareça divertido, não me parece muito criativo e novo, sabe? *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Eu gosto muito de filmes deste gênero, mas acho que este já deu não vejo mais graça nas histórias que na minha opinião são forçadas e sem graça. Alvin e Os Esquilos continuam fofos, mas não irei ao cinema assentir.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu amo esses esquilos adoráveis, e já estou querendo levar o meu sobrinho para assistir. Concordo com você quanto à questão comercial muito forte, mas sabemos que, infelizmente, antes de ser uma arte, cinema é uma indústria do entretenimento, que deve trazer lucro aos seus investidores.
    No meu ponto de vista, acho bárbaro quando, além de divertir as crianças, os filmes infantis fazem alusão a coisas do universo adulto, assim como a menção ao Iluminado, etc, pois dessa forma, o filme acaba dialogando com o público adulto, que leva a criança ao cinema.
    Gostei do seu post, traz uma visão bem crítica do filme.

    ResponderExcluir
  15. Adoro animações, mas confesso que Alvin e os esquilos me deu nos nervos por conta da voz ultra fina.
    Quanto a questão comercial, também acho que há um grande apelo e isso é algo que deve ser observado pelos pais, afinal o maior público são crianças em formação.
    Mas o filme é divertido e uma ótima dica para todas as idades.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Assisti esse filme ontem com a família e concordo em vários pontos. Adorei eles em Nova Orleans, foi a melhor parte! A questão do "time que está ganhando não mexe" também senti e as referências para os adultos. Só consegui tirar risadas no filme por causa que o pessoal rindo acabou me atingindo rs

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivi! :D
    Eu admito que não senti interesse em assistir esse filme, olhei o primeiro e o segundo, a partir do terceiro já não me senti mais interessada em olhar, para ser sincera eu achava que esse era o terceiro filme, ou seja, nem lembro da história direito mais.
    Mas qui bom que o público alvo ainda está se divertindo com esse trio de esquilos. :D

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ivi, sabe que eu adoro esses filmes infantis, principalmente as animações. Então Alvin e os Esquilos sempre me diverte, isso que nem tem criança na minha casa ahahaha mas acredito que seja uma boa pedida para passar o tempo.

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-zen-socialismo.html

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Ai menina, eu não consigo gostar do filme do Alvin... já tentei assistir, acho eles super bonitinhos, mas não consigo ficar ouvindo a voz deles! Sei que é frescura da minha parte, mas eles não conquistam pela vozinha kkkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ivi, eu acho esse filme engraçadinho, mas a cantoria desse trio é mesmo irritante. Acredito que eu tenha assistido apenas os dois primeiros filmes da franquia e se chegar a assistir o restante, será apenas para agradar a minha filha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que fiquei surpresa quando soube que estava estreando o quarto filme, eu achei que não tinha mais historia, mas eles encontraram rsrs, mas eu confesso que não achei ruim, pois amo o Alvin e os meninos.

    ResponderExcluir

  22. Oi,

    Eu adoro "Alvim e os Esquilos" e estou ansiosa para ver este último filme. Acho que é uma excelente diversão para toda a família. Adorei seu texto.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oie Ivi!!!
    gosto muito de animações, e sempre que posso vou assisti-las no cinema. Alvin e os Esquilos tem o formato clássico de desenho infantil, com os mesmos preceitos que a maioria tem. Mas em fim acho um filme super valido para quem está procurando uma forma de se distrair.
    Gostei muito da sua crítica ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Eu também estou fadada a ver filmes infantis por enquanto, Meu filho me fez ver Detona Ralph nada mais que umas trocentas vezes..kkkkkk
    mas confesso que adoro, tenho uma quedinha mito especial por esses três esquilinhos. mas com certeza é um filme mais para crianças e para por em seu entretenimento, nada muito sério..kkk
    enfim vi os três primeiros e agora quero muito ver o quarto com meu pequeno :)

    beijinhos.

    Giuliana

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014