13

Tag: LIVROS & MODA


Oi gente que ama livros, hoje venho com a Tag literária LIVROS & MODA, que consiste em associar livros com alguns ícones da moda universal.

Um livro pretinho básico: 
Aquele livro coringa que está em todas as estantes. É um livro que pode se encaixar em vários gêneros e agradar a diferentes tipos de leitor.
Quando penso em um livro básico que pode satisfazer e impressionar qualquer leitor, o que me vem a mente é o ORGULHO E PRECONCEITO (Jane Austen). O livro que nos fala do romance discreto e lindo entre Mr. Darcy (suspiros) e Elizabeth Benneth é o tipo de livro que tem romance, crítica social, humor, e apesar de ser um clássico universal, tem uma escrita fluida e deliciosa. Eu particularmente amo este livro e sempre o encontro nas estantes dos amigos que apreciam uma boa leitura.
Um livro alta-costura: 
Um livro não necessariamente caro, mas sem sombra de dúvida, sofisticado. Um livro que não é lido por qualquer tipo de leitor, mas que se todos conseguissem, seria lido com certeza.
É difícil escolher uma resposta pra isso sem pensar diretamente em um clássico e quando penso em um livro assim, difícil, rebuscado, distinto, eu penso no ANNA KARENINA (Liev Tolstoi). Só pronunciar o nome do livro faz com que eu me sinta mais inteligente. Confesso que nunca li o livro, mas só ouvi opiniões positivas a respeito da obra de pessoas cultas e interessantes. É um livro que eu não me imagino lendo, mas não descarto por acreditar que será uma excelente leitura.
Um livro fast-fashion: 
Um livro que é uma sensação tal qual uma tendência de moda. Vem, faz sucesso e depois é esquecido ou duramente criticado.
Se a saga CREPÚSCULO (Stephenie Meyer) não se encaixar nesta descrição, nada mais se encaixa. A história de amor entre uma humana e um vampiro do bem arrastou milhares de pessoas para os livros e despertou a escrita em muitos leitores. Grandes nomes no meio literário se inspiraram nos livros da Stephenie Meyer, porém hoje em dia é bem difícil de encontrarmos críticas positivas em relação à obra. Eu mesma li os livros de forma desesperada, alguns da série li mais de uma vez, mas hoje não o indico para ninguém. Foi uma moda que veio e passou.
Um livro calça Jeans: 
Um livro que é unânime dentro do universo literário. Você raramente encontrará alguém que não gostou.
Na minha opinião, A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS (Markus Zusak) é a resposta perfeita para este tópico. O livro que nos traz a história da Liesel, uma menina alemã, orfã, vivendo na segunda guerra e desenvolvendo neste período de caos mundial, a sua paixão pelos livros, é para mim, um livro impossível de não ser amado. Com a narrativa suave, mas muito bem desenvolvida, o livro nos faz amar os personagens e depois de concluir a leitura, você os carrega dentro do coração por longa data.
Um livro Scarpin bico fino: 
Um livro que incomoda, as vezes machuca, mas é lindo e inesquecível. 
O livro COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ (Jojo Moyes) é um livro assim: Machuca, te faz chorar, mas vez, mesmo depois de tempos tendo concluído a leitura, ainda me pego penando nos personagens e desejando conversar com alguém sobre o enredo. A história de amor e amizade entre Lou e Will me fez chorar e pensar, me incomodou, mas em nenhum momento, me fez gostar menos de tudo: da narrativa, da premissa, dos personagens e até o final, polêmico e sofrido, eu entendo e o aceito. Esse livro é incrível: Lindo, mas incômodo!

Estas foram as minhas respostas e agora eu gostaria de saber quais são as suas. Deixe nos comentários quais seriam as suas escolhas para cada item, ou se responder no seu blog ou canal literário, deixe o link para que eu possa conferir.
Beijos

Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Muito legal essa tag, você fez ótimas escolhas, amei o livro Como Eu Era Ante de Você, história linda e super emocionante, gostei muito também de Orgulho e Preconceito e de A Menina que roubava livros.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você em quase todas suas escolhas, só não li Anna Karenina, então não posso opinar, mas pelo que sei dele se encaixa bem. Adorei a tag. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que post interessante! Muito criativo. Adorei... Olha tenho que assumir que dessa lista que você fez, li apenas a saga Crepúsculo e tenho que concordar com você que foi meio que uma moda para a maioria. Apesar das críticas amo a série, talvez por ter sido minha primeira leitura, foi com Crepúsculo que desenvolvi meu amor pelos livros, olha o trocadilho... Kkk. Bom, já A Menina que roubava livros comprei ele a pouco tempo e ainda não tive tempo de lê-lo, mas está em minha lista de prioridades de leitura pois só ouço maravilhas sobre ele. Infelizmente, esses outros eu ainda não tive oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Essa tag eu ainda não conhecia, mas adorei as suas respostas. Me identifiquei mais com A menina que roubava livros, Como eu era antes de você e a saga Crepúsculo.
    Boas leituras!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivi,
    É a primeira vez que vejo essa tag, achei bastante interessante. Sobre as respostas, amei!
    Orgulho e Preconceito com certeza estão em diversas estantes e é bem difícil alguém não se encantar ou refletir sobre a história. Anna Kerenina, ainda não li, mas pretendo algum dia justamente pelas críticas que já li sobre ele. Sobre a Saga Crepúsculo não tiro o seu mérito, ela sempre terá um lugar especial pra mim, foi a partir dela que me interessei pela leitura, e foi o start principal para que eu procurasse e conhecesse outros gêneros. Sobre A menina que roubava livros, estou no grupo daqueles que não gostou do livro, na verdade nunca consegui concluir a leitura, não consegui me envolver com a história, mas ainda tenho a intenção de ler em outro momento. Sobre Como eu era antes de você, é impossível não se envolver. Não só pelos personagens, mas com o próprio tema e a escolha final de Will.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Que tag mais maneira!!! até já anotei aqui pra responder no meu blog também =D
    Amei as suas respostas, eu ainda não li nenhum desses livros mas concordo com todos. Esse como eu era antes de você, está me matando de curiosidade, estou louca para ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi!
    Amei essa tag assim como as suas respostas,dos quais li quase todos exceto A Menina que Roubava Livros e Anna Karenina e fiquei curiosa em relação a esse último.
    Parabéns pela tag, é bem criativa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivi,
    Já respondi essa TAG e gostei muito quando o fiz.
    Concordo que Orgulho e Preconceito é um pretinho básico. No começo eu não gostava, mas, depois, me apaixonei.
    Também concordo que Como eu era antes de você é um scarpin, inesquecível, mas que causa dor.
    Para Alta Costura, achei uma ótima escolha de Anna Karenina e colocaria Tolkien também!
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivi, tudo bem? Que TAG legal \õ/

    Eu ainda não li Orgulho & Preconceito, e pra te falar a verdade eu nem sinto vontade. Já assisti a adaptação com a Keira Knightley e não vi nada demais na história. Quando eu falo isso as pessoas até me olham torno, mas o que eu posso fazer, né? hahahah
    Outro livro que eu assisti a adaptação é Anna Karenina, com a mesma atriz, mas dessa história eu gostei. Achei a trama muito interessante, mas não sei se leria o livro, acredito que a leitura seja muito parada.
    Sobre a Saga Crepúsculo, me julgue, mas eu adoro. tem lá suas falhas, que não são poucas, mas acredito que a saga tem muitos méritos.
    Sobre Como Eu Era Antes de Você nem comento...já estou contando as horas para que quinta-feira chegue logo! <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Diferente essa tag!Gostei! :D
    Eu só li a série Crepúsculo dos citados, hahaha.
    Quero muito conferir Como eu era antes de você, quase chorei com o trailer, e imagino que a leitura vai ser ainda mais especial.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Amiga da sua lista eu apenas li a saga Crepusculo, que aliás, tenho interesse de reler e Como eu era antes de você que ainda não li, mas tenho visto muita gente comentando maravilhas sobre o filme e o livro deve ser maravilhoso também. Eu não sei, mas quando um livro vira meio que moda, eu não leio na mesma época, eu espero passar um pouco sabe? Porque parece que a gente já fica sabendo de tudo que acontece rs...Mas eu pretendo ler sim, até porque me parece ser um romance muito envolvente e gostoso. Assim que ler pretendo ver o filme, mas bem mais pra frente e provavelmente quando sair em DVD rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/caixinha-de-correio-8-especial-disney.html

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Da sua lista apenas não li Anna Karenina e Como Eu Era Antes de Você. Concordo com Orgulho e Preconceito, até hoje nunca vi ninguém não gostar desse livro, mas discordo de Crepúsculo que na época li, reli, amei e amo até hoje! E super indicava para as minhas amigas, foi um baita de um livro que simplesmente mudou a minha forma de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ivi, esta tag é muito bacana! *-* Adorei a escolha de Orgulho e Preconceito, sou apaixonada pelo livro. Já A menina que roubava livros, eu ainda não consegui terminar de ler. achei um pouco denso, mas não resistir em assistir ao filme. srsr ( É lindo de morrer!)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014