6

OS SETE PECADOS DA LITERATURA



Oi gente que ama livros, hoje venho responder uma TAG que eu vi pela primeira vez no LER OU NÃO LER e adorei. A Tag consiste em responder sete perguntas relativas aos pecados capitais, fazendo um paralelo com a literatura. 
Vamos lá?

GANÂNCIA: Qual o livro mais caro que você já comprou? E qual o livro mais barato? Quanto custaram respectivamente? 
Acredito que o livro mais caro que eu já comprei, e fazendo uma relação de custo/beneficio foi OS CATADORES DE CONCHAS (Rosamulde Pilcher). Lembro que paguei por volta de R$ 50,00 e para alguns pode até ser barato, mas o fato é que o livro não me agradou tanto quanto eu esperava. Foi uma indicação de uma pessoa que tem mais ou menos o mesmo gosto que eu, então eu comprei sem medo, mas confesso que rolou um arrependimento enquanto eu lia. O
mais barato foi O CÓDIGO DA VINCI que eu comprei na Bienal do Livro de SP em 2008, e eu paguei R$ 1,00. Confesso que até agora não li o livro, mas foi sem dúvida, o mais barato da minha estante.

IRA: Com qual autor você tem uma relação de amor e ódio? Por que? 
Tem alguns autores que já desafiaram a minha paciência de várias formas, mas nenhum me incomoda tanto como o Nicholas Sparks. Eu já li a grande maioria dos livros que ele publicou no Brasil e mais da metade já me fez chorar, mas não é isso que me incomoda nele e sim a fórmula pronta que ele aplica à todos os seus livros e ainda assim, eu me jogo sem pensar duas vezes em suas narrativas. Acho que estou viciada na escrita dele, altamente intoxicada, porque mesmo sabendo que ele é capaz de matar o herói do livro ou deixar o casal principal separado, eu ainda assim, me entrego completamente aos seus livros. Odeio o jeito dele escrever, mas confesso que se não o amasse, eu não leria mais nada dele. Alguém consegue entender isso? 

GULA: Que livro você devorou sem vergonha nenhuma? 
Foi o livro O LADO BOM DA VIDA. Geralmente não tenho vergonha de ler nada, mas este livro eu devorei em poucas horas, DESAVERGONHADAMENTE, porque eu estava curiosa em função do lançamento do livro ter sido feito junto com o lançamento do filme e confesso que não me arrependo. O livro é incrível, bem escrito e inesquecível. A adaptação no cinema ficou muito aquém da obra original, mas o livro merece ser lido por todo mundo. É muito bom!

PREGUIÇA: Que livro você tem negligenciado devido à preguiça? 
Um livro que eu quero muito ler, mas que ainda nem comecei em função do livro ser enorme e também por se tratar de uma série é o famoso livro um da série GUERRA DOS TRONOS. A premissa do livro é interessante e já me foi indicado por várias pessoas que tem o mesmo perfil de leitura que eu, mas confesso que o número de páginas, bem como o número de volumes da série me dá uma preguiça sem fim. Quero ler, quero poder comentar, criticar e elogiar, mas ainda não venci a barreira da disposição de encarar esta leitura.

ORGULHO: Que livro mais tem orgulho de ter lido? 
Tenho orgulho de ler todo e qualquer livro que me emocione ou que me faça pensar de forma diferente, ou que me faça ver alguma situação por outro ângulo. Mas um livro em especial teve esse poder sobre mim quando eu não me preocupava muito em "pensar" e este livro é o clássico OS MISERÁVEIS (Victor Hugo). Este livro tem uma narrativa lenta e tensa e a leitura não foi algo fácil de fazer, visto que eu li quando eu tinha 20 aninhos... Mas o livro teve um efeito forte sobre mim. A tristeza e a verdade narradas nesta obra é tão bem descrita que acredito que qualquer pessoa que venha a ler, seja de alguma forma, incomodada com a leitura.

LUXÚRIA: Quais atributos você considera mais interessantes em personagens masculinos e femininos? 
Não só em personagens literários, mas nos seres humanos de uma forma em geral, eu admiro a inteligência. Nesta onda de personagens masculinos sarados, tatuados e motoqueiros, o que mais me cativa é a inteligencia de cada um deles ou a forma como administram suas vidas, independente da idade que possam ter no livro a que pertencem. De igual modo nas personagens femininas. Mulheres inteligentes são admiradas independente se são as heroínas ou as vilãs. Eu acredito que a inteligência que deve sobrepujar toda e qualquer característica física. E isso pra vida também...

INVEJA: Que livros você gostaria de receber de presente? 
Vários. Vide minha lista de desejos que só cresce. Mas o que eu mais queria ter hoje é a versão japonesa, ou a filandesa ou a francesa da autobiografia do Ricky Martin. São os três livros que faltam para eu completar minha coleção que consiste em ter o mesmo livro em todos os idiomas que foi lançado. (Eu tenho em portugues, espanhol, ingles, alemão e italiano). Espero que um dia eu consiga!

Esses foram os meus pecados literários e agora eu quero conhecer os seus. Deixem nos comentários as suas respostas ou se responderem nos seus blogs, me passem o link porque quero saber as respostas de vocês também.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. rsrs.. meu livro mais caro não foi bem um livro, foram os 5 livros das Crônicas de Gelo e Fogo, dei uma bobeira imensa e comprei mais caro do que devia. Tbm tenho preguiça de ler eles pq além de muito grossos as letras são minusculas, mas é uma ótima leitura, pegue para ler aos poucos, sem pressa... é uma história para ser apreciada, degustada com carinho. A trama realmente é mt boa e é incrível como George consegue amarrar todos os personagens fortes a uma trama densa, delicioso! Enfim... eu peguei birra do Sparks, e mesmo de birra sempre acabo me jogando nos livros dele... ai que raiva... Atualmente estou com preguiça de ler qualquer coisa, mas um que sempre olha pra mim e eu olho pra ele, a gente se encara e eu ainda largo ele lá na estante é Amor de Redenção.... rsrs

    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pagar 1,00 por um livro é uma coisa quase surreal pra mim haha! Acho que nunca comprei nenhum livro por mais de R$ 30,00 e menos de R$ 10,00.
    Um livro que eu devorei sem vergonha nenhuma foi a A Beira do Corpo, e olha que eu não dava ABSOLUTAMENTE NADA por ele, e li sem parar sem ao menos levantar da cama.
    Eu tenho negligenciado "Simplesmente Ana" mesmo todo mundo falando que é ótimo, eu sempre vou deixando ele pra depois.
    Eu também tenho muito orgulho de ter lido os Miseráveis <3
    A lista de livros que eu quero ganhar é quase infinita, mas gosto que as pessoas escolham o querem me dar, mesmo que eu acabe não gostando, o livro se torna especial por ser presente.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Ual, você queria ganhar a autobiografia de Rick Martin ? Nem sabia que existia, rsrs.
    Como assim você comprou O Código da Vinci por R$1,00 ?! Quem dera eu encontrar por aqui livros tão baratos quanto esse!
    Adorei a tag!

    ResponderExcluir
  4. Me sinto exatamente assim em relação ao Nicholas Sparks... E eu também AMEI o lado bom da vida... Achei a tag super legal ;)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha, realmente os livros da faculdade são os mais caros para mim, teve um que foi 40, o mais caro que paguei, 40 ou 45, não me lembro. Mas achei um absurdo, ele tem umas 200 páginas no máximo. O mais barato foi 2 reais, eu acho que não teve nenhum de 1 KKKK

    Agora ter todas as versões do livro do Ricky? Que isso, que bacana. KKK

    ResponderExcluir
  6. Adorei demais esta tag e claro que vou responder também!!
    1° - GANÂNCIA: Qual o livro mais caro que você já comprou? E qual o livro mais barato? Quanto custaram respectivamente? O livro mais caro foi A menina que roubava livros ( R$ 29,90) e o mais barato foi Feios ( R$ 9,90).

    2° - IRA: Com qual autor você tem uma relação de amor e ódio? Por que? Sendo bem sincera, esta não sei responder, acho que não há.

    3° - GULA: Que livro você devorou sem vergonha nenhuma? Com certeza devorei Sussurro ( série Hush Hush), acho que li em 1 dia.

    4° - PREGUIÇA: Que livro você tem negligenciado devido à preguiça? Com toda certeza As crônicas de Nárnia, devido ao tamanho do livro.

    5° - ORGULHO: Que livro mais tem orgulho de ter lido? Pergunta difícil, não leio muitos clássicos, mas uma historia que li e amei profundamente foi A cabana.



    6° - LUXÚRIA: Quais atributos você considera mais interessantes em personagens masculinos e femininos? NOs personagens masculinos a proteção, garra e a coragem. Nos personagens femininos a lealdade, objetividade ( odeio personagens confusas) e bravura.

    7° - INVEJA: Que livros você gostaria de receber de presente? Todos os livros que existem no mundo!!

    Mil beijos e adorei esta tag!!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014