Livros e Música

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LIVROS E MÚSICA
Vocês já fizeram uma lista das coisas que mais amam no mundo? Não exatamente de pessoas, mas coisas que fazem parte da sua vida e que de alguma forma, caracterizam você de alguma maneira? Coisas que quando os amigos e família ouvem falar, lembram de você?
Existe muita coisa que acaba nos definindo e eu digo que somos o que somos em função do que amamos e daquilo pelo qual temos aversão. Detalhes, peculiaridades que para os menos íntimos, passa de forma corriqueira, mas para quem está junto, no dia a dia, rindo e enxugando lágrimas, tornou-se ponto fundamental da sua vida, da sua história, de quem você é apesar de si mesmo.
Hoje quero falar sobre duas coisas que eu AMO e que estão no Top Five da minha vida. Uma é óbvia pois é o nome do blog: Meu amor pelos livros!!! E a outra é o meu amor por música. 
Meu amor pelos livros começou quando fui alfabetizada e desde muito cedo, extremamente estimulada a ler. Porém o vicio da leitura atingiu o caso de "dependência literária" por volta dos 13 ou 14 anos quando tive meu primeiro contato com os fascinantes livros de Sidney Sheldon. Carteirinha de biblioteca pública nas mãos ou revirando a poeira dos sebos, lá estava eu e minha prima, caçando romances do autor americano ou similares a ele. Devorávamos os livros porque de certa forma, como se tratava de uma leitura mais adulta, era proibido ler aquilo, mas eu lia e adorava a descrição precisa dos lugares, das casas, dos sentimentos e impressões que os personagens tinham. Depois vieram os clássicos brasileiros e portugueses, leitura obrigatória no ensino médio, mas que foi muito prazerosa pra mim, salvo excessões. (Existiram livros insuportáveis também). Mas fui apresentada a Machado de Assis, José de Alencar e Eça de Queiroz e suas obras me fizeram companhia naqueles anos felizes. Nunca vou me esquecer do meu primeiro livro de José Saramago, no ano de 1998 e um novo mundo de leitura se abria pra mim. Um pouco mais crítica, mais ácida, menos condescendente.
Outros grandes autores vieram e algumas porcarias também. Mas eu acredito que quando se desenvolve o gosto pela leitura, é um caminho sem volta. É o melhor caminho sem volta que existe. E de certa forma tenho muito orgulho por ser lembrada por amar ler. É um rótulo que não me irrita!
Agora meu amor pela música começou mais tarde. E não é qualquer música e algumas coisas que se encontram em voga nos últimos tempos não pode, dentro dos critérios que estabeleci para mim, ser considerado música, mas como quero que o meu critério seja respeitado, prefiro não mencionar determinados ritmos.
Sou o tipo de pessoa que está sempre ouvindo música. Tenho uma coleção imensa de CD's e com o advento do MP3, tenho mais de 16 gb de música armazenada. E quando me apaixono por uma canção específica, eu ouço repetidamente, sem folga, sem pausa, sem respirar. Amo MPB e tenho muita simpatia por trilhas sonoras, mas meu estilo de música favorito é o ritmo latino. A salsa, a cumbia e o merengue. Amo a musica caribenha e a alegria que ela tem. Mas gosto também da sonoridade do castelhano nessas canções. Tenho a impressão que tudo em espanhol é mais bonito e tudo em espanhol é perdidamente sedutor. Um simples Buenos Dias já me ganha... As músicas românticas em espanhol são mais apelativas e mais intensas. Claro que isso é apenas a minha opinião, não se trata de nada científico, mas independente do ritmo ou do estilo musical de cada um, não acredito que alguém possa viver sem música, sem ouvir ou sem cantar ou sem tocar alguma coisa. A música é nossa primeira comunicação enquanto seres vivos se formos pensar que é a batida do coração de nossas mães que nos acalentou desde o momento da fecundação. Nossa primeira canção foi o compasso cardíaco da mulher que nos carregou em seu ventre e depois disso, era o som da sua voz e quando entramos no mundo, uma diversidade de sons nos foram apresentados. Algumas pessoas são mais sensíveis a isto do que outras, mas é comum ouvirmos os primeiros acordes de determinada musica que marcou uma fase, ou uma despedida, ou um sentimento nosso vivido em outra ocasião e nos remetermos direto a essa época citada. A música tem esse poder. Viajamos no tempo quando nos deixamos emocionar por isso e nos permitimos ser tocados por alguma canção. 
Você com certeza tem seu estilo musical favorito, sua banda, seu cantor, sua canção predileta e sabe bem do que eu estou falando.
Concluindo, o fato é que minha vida, de uma maneira geral, não seria tão brilhante, colorida e bonita, se não tivesse esses dois grandes amores nela: Livros e Música!!! 
Quais são seus amores? O que vocẽ ama que faz de você ser você?
Pense e comente!!!

Obs.: Essa linda fotografia me foi mandada pela Dani, do blog Nossa Casa Nosso Canto. Essa gravura resume muito bem esses dois amores da minha vida!!!

Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. esse buenos dias já me ganha... não não...kkkkkkkkk vou ensinar uns bf... a dizer isso e falar lá no pé do ouvido p vc...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeirinha beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie!! Amei o seu blog!! Tem um selo pra você no meu blog, confere lá.
    http://borboletaliteraria.blogspot.com.br/2012/11/selo-um-laco-incentivando-leitura.html

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo selo!!! Vou responder amanhã, com certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, as coisas que a gente ama são as que nos definem né kkk

    Gosto de livros, e um pouco de musica. Principalmente se for do Legião Urbana *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a nossa cor favorita, nosso destino escolhido nas férias, nossa comida ou bebida favoritos... Isso somos nós!!!

      Excluir
  5. Os livros me definem!
    Não consigo pensar em outra coisa...nem mesmo a música me encanta tanto quando uma boa leitura!
    No meu escritório tenho uma colmeia e costumo brincar para tomarem cuidado com ela, pois tem um pouco de mim nela kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Músicas e livros duas coisas maravilhosas, que eu não consigo dar atenção aos dois ao mesmo tempo, mesmo quando a música combina perfeitamente com alguma parte do livro.
    Mas afinal, quem não aprecia um bom livro e/ou uma boa música?

    ResponderExcluir

Ivi Campos

47 anos. De todas as coisas que ela é, ser a mãe do André é a que mais a faz feliz. Funcionária Pública e Escritora. Apaixonada por música latina e obcecada por Ricky Martin, Tommy Torres, Pablo Alboran e Maluma! Bookaholic sem esperanças de cura, blogueira por opção e gremista porque nasceu para ser IMORTAL! Alguém que procura concretizar nas palavras o abstrato do coração.




.

Colunistas

sq-sample3
Kesy
sq-sample3
Kelly
sq-sample3
Laís

Facebook

Instagram

Lidos 2024

Filmes

Meus Livros

Músicas

Youtube


Arquivos

Twitter

Mais lidos

Link-me

Meu amor pelos livros
Todas as postagens e fotos são feitas para uso do Meu amor por livros. Quando for postado alguma informação ou foto que não é de autoria do blog, será sinalizado com os devidos créditos. Não faça nenhuma cópia, porque isso é crime federal.
Tecnologia do Blogger.