2

Sexo no Cativeiro - Esther Perel

O 26º livro em 2012 foi SEXO NO CATIVEIRO (Esther Perel). Comprei esse livro na Bienal de SP este ano, por R$ 5,00. Aquele tipo de livro que você compra porque está barato, sem grandes expectativas. E o bom disso, é que a surpresa é sempre boa.
O livro foi escrito por uma psicoterapeuta nova-iorquina que procura responder perguntas que surgem quando a necessidade do amor seguro entra em conflito com a busca pela paixão, convidando seus leitores a explorar a relação que há entre a intimidade doméstica do casal e o seu desejo sexual.
Com vinte anos de experiência clínica, a autora tratou de centenas de casais cujas vidas conjugais eram desprovidas de paixão. Esses casais descreviam relacionamentos amorosos, mas sexualmente sem graça. Foi quando ela decidiu investigar qual seriam os motivos do empobrecimento da vida conjugal.
Uma das primeiras conclusões a que chegou é que depositamos equivocadamente no casamento uma enorme quantidade de diferentes necessidades, quando talvez o casamento, ou qualquer relação mais séria, não deva se prestar a tanto: "Ainda queremos o que costumávamos ter: segurança, respeitabilidade, reprodução, status social, companheirismo. E agora queremos também confidentes, melhores amigos e, além disso, amantes apaixonados".
A especialista observa também que a propensão cultural à igualdade, à camaradagem e à franqueza pode ser a negação do desejo erótico para homens e mulheres, o que pode acabar transformando o reino doméstico numa prisão. Com um olhar livre sobre a vida erótica e a domesticidade, ela provoca e aconselha: "Casais que se encontram nos primeiros estágios de seus relacionamentos devem impedir o declínio de suas vidas sexuais alimentando o desejo com uma certa dose de incerteza. Ninguém deve partir do princípio que conhece o seu parceiro assim tão bem. Cuidado para não transformar ele ou ela em um sofá da família. Uma boa intimidade não garante necessariamente um bom sexo, apesar de tudo que sempre nos foi dito".
Sobre a autora: Esther Perel nasceu em Nova York e escreveu dois livros. Apenas o livro acima foi publicado no Brasil
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Adorei a resenha...o livro deve ser mesmo muito interessante!
    A Bienal rende ótimos frutos de onde nós menos esperamos né?

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse livro na Bienal, quando fui, mas não me interessei de comprar, se naquela época eu soubesse que era tão interessante teria comprado, porque realmente estava muito barato! KKK Adorei a resenha flor!

    ResponderExcluir

 
♥ Meu Amor Pelos Livros ♥ - Todos os direitos reservados © 2014